Quote da Semana

"Se você vai tentar, vá até o fim.
Caso contrário, nem comece."

- Charles Bukowski.

Filme: Across the Universe.

Olá pessoas! Me desculpem pela enorme falta de atualizaçẽs nesses tempos. A vida anda corrida e não posso prometer que isso vai melhorar antes de janeiro. Mas, sempre tentando postar uma coisa ou outra. E como faz tempo que não falo sobre filmes, achei que fosse uma excelente oportunidade. Se você gosta de Beatles, já deve conhecer esse musical.
Talvez você deva estar pensando naquele livro que tem como título "Across the Universe". Deixe-me esclarecer. Esse filme nada tem a ver com o livro. O título foi mera coincidência.
O livro é uma ficção científica o filme é um musical. Não há qualquer semelhança.
 O filme se passa na década de 60. A história começa com Jude saindo de sua cidadezinha natal, Interpool, e indo para os EUA para tentar encontrar seu pai.
Procurando seu pai Jude vai conhecer Max, um estudante universitário extremamente rebelde. Eles se tornam amigos e Jude se apaixona pela irmã de Max, Lucy. 
Eles estão amando, se divertindo e tudo isso ao som de Beatles. Tudo está maravilhoso até que Max é chamado para servir na Guerra do Vietnã. Lucy fica chocada e acaba se envolvendo em várias campanhas de rebeldes contra a guerra. Assim eles conhecem Dr. Robert (personagem feito por Bono Vox) e Mr. Kite - hippies perfeitos que também são contra a guerra e só querem paz e diversão. E é justamente nesse ponto que a história se perde um pouco. Não chega a estragar o filme, mas nessa parte o roteiro ficou bem inferior ao restante.
E logo depois disso, quando você está com aquela cara de " Oi? Eu estou no mesmo filme ainda?" acontece a melhor cena do filme, que sem dúvidas é uma obra de arte. Quando Jude, no meio de uma crise criativa e de ciúmes, começa a cantar Strawberry Fields Forever enquanto faz um cartaz com morangos para uma gravadora, os morangos começam a cair como bombas na Guerra do Vietnã.

Gostei muito do toque psicodélico em algumas músicas. Os morangos caindo como bombas e sangue em Strawberry Fields Forever, os soldados só de cuecas carregando a Estátua da Liberdade em I Want You (She's So Heavy), mulheres caindo em um lago simbolizando a foto mais famosa da Guerra do Vietnã - a menina correndo nua - ao som de Across the Universe. Essas cenas são obras de arte belíssimas.
 Muitas pessoas acham que a falha principal do filme foi ter entrado muito na parte polícia da guerra. Eu não acho que isso tenha sido um erro. Além de ser uma excelente crítica, não acho que seja possível falar sobre a Guerra do Vietnã sem se falar em política.
Mas o filme tem suas falhas. E mesmo assim acho que os acertos as superam. Pense bem, um filme com mais de 30 músicas do Beatles... é um filme a se levar em consideração. E fique tranquilo, ele não estraga nenhuma das músicas. As músicas estão em arranjos perfeitos com o contexto da história. Elas fazem sentido naquele momento, não estão ali só porque tem que ser Beatles. 
 Toda a sensibilidade, a poesia, as críticas, as músicas dos Beatles e os conflitos de adolescentes que querem fazer a diferença e mudar o mundo, me cativaram.

Se você gosta de Beatles, tenho certeza que vai gostar desse filme. E se não gosta, quem sabe não pode começar a gostar?

Assista ao trailer:



Comentou nessa postagem? Preencha o formulário!
a Rafflecopter giveaway

3 comentários

  1. Nossa, eu gosto de Beatles e também gosto muito de filmes com uma pegada retrô, acredita que não conhecia este? Vou pesquisar sobre ele e ver se assisto.

    Beijo

    Van - Blog do Balaio

    ResponderExcluir
  2. Amo Beatles então preciso ver esse filme KKKK beijos , obrigado :)

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, tem meme pra você lá no blog, não deixe de participar, abraçoss

    http://vampleitores.blogspot.com.br/2012/11/meme-incentivo-leitura.html

    ResponderExcluir

Oi, pessoal! Obrigado por comentar e dividir suas opinioẽs, só tomem cuidado com comentários ofensivos.