Quote da Semana

"Se você vai tentar, vá até o fim.
Caso contrário, nem comece."

- Charles Bukowski.

Resenha: P.S. Eu te amo por Cecelia Ahern.

" Guarde nossas lindas lembranças, mas, por favor, não tenha medo de criar outras." pág.29

Gerry e Holly eram namorados de infância e ficariam juntos para sempre, até que o inimaginável acontece e Gerry morre, deixando-a devastada. Conforme seu aniversário de 30 anos se aproxima, Holly descobre um pacote de cartas nas quais Gerry, gentilmente, a guia em sua nova vida sem ele. Com ajuda de seus amigos e de sua família barulhenta e carinhosa, Holly consegue rir, chorar, cantar, dançar e ser mais corajosa do que nunca.

P.S. Eu te amo é um livro que dispensa muitas apresentações. Acredito que a maioria das pessoas conheçam o filme. Quando fiquei sabendo que a editora Novo Conceito iria relançar o livro no Brasil, dei pulinhos de alegria. Quando fiquei sabendo da data do lançamento, fiquei roendo unhas. E quando o livro chegou... estava tão ansiosa que fiquei com medo de me decepcionar. Tolice minha!

Gerry era praticamente tudo o que Holly tinha na vida. Os dois se apaixonaram quando eram adolescentes e mesmo depois de anos de casamento, continuavam se gostando muito. A única coisa que Holly desejava era passar o resto da sua vida ao lado de Gerry - a pessoa mais perfeita desse mundo. Mas a vida como sempre é imprevisível e Gerry descobre que tem um tumor no cérebro e um ano depois deixa Holly, que está perto de completar seus 30 anos, viúva.

Holly fica completamente sem chão após a morte de Gerry. Nada mais importa para ela. Holly sente necessidade de conversar com ninguém, não quer arrumar um novo emprego, não quer ir até o mercado, não quer levantar da cama... só quer sentir falta de Gerry e se agarrar as lembranças que tem dele.

Os dias vão se passando e Holly ainda está sozinha e triste na sua casa. Até que recebe um telefonema. Sua mãe quer avisá-la que já tem um tempo que chegou um pacote para ela pelo correio, que não tem nada escrito além de "A lista". Quando ouvi isso, Holly fica em choque e corre até a casa da mãe em busca desse pacote.

O pacote contém várias cartas de Gerry para Holly. Uma carta para cada mês, que ele escreveu para tentar ajudá-la a passar esse primeiro ano sem ele.

A partir daí Holly vai passar a ter essas cartas como sua bíblia. Todo mês ela espera ansiosamente por uma nova carta, um novo conselho, uma nova tarefa. E assim Gerry vai tentar, mesmo depois de morto, fazer com que Holly volte a ter objetivos e novos motivos para sorrir.

A história já é linda. O modo como a autora desenvolve então, é melhor ainda. O livro tem seus pontos mais "depressivos" mas não é só isso. Tem seus momentos engraçados. A família de Holly - e suas amigas - são bem engraçadas, e  isso trás uma leveza ao livro. É uma história triste? Sim, sem dúvidas é. Mas a autora conseguiu contá-la de uma forma tão boa, que consegue arrancar lágrimas e risadas do leitor ao longo da leitura.

Ao longo da história Holly faz vários questionamentos muito interessantes sobre o luto. Ela deveria se mostrar forte e feliz? Ou as pessoas achariam isso um desrespeito com a morte do marido? Deveria chorar e se lamentar com todo mundo que falasse sobre Gerry? Ou isso é ser chata, egoísta e fraca?
Até quando é "normal" ficar de luto? Até quando é aceitável chorar todas as vezes que vê algo que a faz lembra de seu marido?
Várias vezes durando o livro ela diz que deveria existir um manual sobre o luto. Pode parecer insensível mais as pessoas julgam comportamento de Holly o livro todo. Ela não sabe como agir perto das pessoas. É bem interessante acompanhar ela descobrindo o que deve fazer, crescendo com a ajuda das cartas de Gerry e tendo "recaídas", novamente, por causa da falta do marido.
Não é uma situação nada fácil para Holly. Eu a considero uma personagem muito forte.

Gerry dispensa comentários... está acima da perfeição! Uma pessoa que  está morrendo e ainda consegue pensar em um modo de ajudar seu cônjuge depois da sua morte? Um dos gestos mais bonitos da face da terra.
Acho que a Novo Conceito deveria mudar a propaganda do livro para :Encontre a perfeição conhecendo Gerry em P.S. Eu te amo.

A família de Holly, como já mencionei, dá os toques de humor no livro.  Seus irmão são completamente diferentes um do outro. Richard é seu irmão chato. Perfeccionista, certinho, com uma mulher controladora, é o mais distante da família. John é o irmão preferido da Holly. O que mais a apoia e ajuda. Ciara é sua irmã maluquinha. Está sempre viajando pelo mundo e fazendo coisas radicais. Quando chega da Austrália está com os cabelos cor de rosa. As amigas de Holly também são excelentes. Denise e Sharon foram as culpadas de algumas risadas que dei ao longo da história.

Cecelia Ahern escreveu P.S. Eu te amo, com apenas, 21 anos! Estou morrendo de vontade de ler outros livros da autora. Esse mês a editora Novo Conceito vai lançar outro livro da autora, A vez da minha vida. Espero que a editora continue publicando títulos dessa autora maravilhosa.

Se você gosta de romances e ainda não leu P.S. Eu te amo eu não consigo imaginar porque você ainda está aqui, lendo minha resenha.

Onde comprar o livro? Extra/ Ponto Frio/ Submarino.

Esse livro foi cortesia da editora Novo Conceito.

Assista ao book trailer:
Quotes!

" Guarde nossas lindas lembranças, mas, por favor, não tenha medo de criar outras." pág.29

" Estava cansada de apenas existir; queria viver. Mas para que viver se não existia vida na existência?" pág.100

" - Mas, Holly, a vida de ninguém é repleta de momentos perfeitos. E se fosse, não seriam momentos perfeitos. Seriam apenas normais. Como você conheceria a felicidade se nunca passasse pelas fases tristes?" pág.301

" - Algumas pessoas procuram a vida toda e nunca encontram sua alma gêmea. Nunca. Você e eu encontramos, mas ficamos com eles por um curto período de tempo. É triste, mas é a vida! Então, vá a esse baile, Holly, e aceite o fato de ter alguém a quem amou e que retribuiu esse amor." pág.311

" Às vezes , a vida era interrompida cedo demais, mas o que contava era o que a pessoa fazia com ela, não o tempo que durava." pág.359

" Mire seu salto para a lua, e se não acertá-la, aterrissará entre as estrelas." pág.208


Comentou nessa postagem? Preencha o formulário!
a Rafflecopter giveaway

17 comentários

  1. Adorei a resenha! Estou louca por esse livro!!!

    Beijo,
    www.estanteseletiva.com

    ResponderExcluir
  2. Eu estou muito ansiosa para ler esse livro, tanto que estou até com um pouco de medo porque altas expectativas não são boas para a leitura, mas espero não me decepcionar. Como ganhei A vez da minha vida vou ler muito em breve e conhecer o estilo da autora.

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo!!! estou louca para ler esse livro, ele é tão tão romantico!!!
    eu quero!
    e sua resenha é um pecado capital, fica atiçando a nós a devorar o livro... muito boa!
    Fez juz a obra!
    bjs

    http://leituradeouro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Mah!
    Assisti o filme e fiquei bem emocionada. Não li o livro ainda mas fiquei com uma vontade lendo sua resenha.
    Bom quando alguém resolve dar um pouco mais de felicidade a quem fica, quando o outro parte para a jornada eterna.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Não sei exatamente se eu gostei do que eu conheci até agora do Gerry...Sério, eu não acho o fato dele fazer essas cartas seja exatamente um ato de grande amor e generosidade. Acho meio presunçoso e estranho.
    Mas é claro que eu posso estar enganada, tenho que ler o livro.
    Tenho muita vontade de conhecer essa história, imagino que seja bonita e triste.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  6. Eu assisti ao filme e apaixonei. Agora desejo muito ler o livro e comprovar o quanto a história realmente é boa. Gostei da sua resenha. Está ótima.

    ResponderExcluir
  7. Eu fiquei curiosíssima depois de ler a sua resenha! Espero comprar em breve!

    ResponderExcluir
  8. quero muito ler, afinal o filme é lindo *--*

    ResponderExcluir
  9. Quero muito ler esse livro e me emocionar com a estória de Gerry e Holly.

    ResponderExcluir
  10. Nossa,o livro é lindo.Realmente é um máximo vc saber que mesmo depois de morto ainda consegue agir em sua vida rsrsrs.TB estou ansiosa para saber mais livros da autora,concordo de como alguem de 21 anos pode ser tão sensivel,a idade relmente não altera nada.Amei a expressão de empolgação,opinião de vcs bjs ate a proxima!
    ótima resenha!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela resenha, ficou muito boa! Já havia ouvido falar sobre o livro e agora só fiquei com mais vontade de ler. Espero poder ler em um futuro próximo, rsrsrs

    ResponderExcluir
  12. Este livro deve ser a coisa mais linda do mundo. Não só pelo romantismo de Gerry, mas pela superação de Holly e pelas lições por ela aprendidas (e que servem para todo mundo), como superação da dor e do luto e o valor da amizade e da família.
    Quero muito ler PS EU TE AMO.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha, já ouvir falar muito desse livro, e eu estou doida pra comprar. Ainda não assistir ao filme, é que eu quero primeiro ler o livro, pra depois ver o filme. Quando eu comprar, espero que eu não me decepcione.

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  14. Ai meu Deus, não gosto muito desse tipo de livro mas por esse ai eu me apaixonei, sério.Gostei da resenha, parabéns e eu nunca assisti o filme então eu acho que vai ficar mais bom de ler kkkk beijos.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Nunca tinha lido uma resenha sobre esse livro, eu apenas assisti o filme e achei demais, como sempre dizem que o livro costuma ser melhor que os filmes... Desde então desejo mt esse livro ainda mais agora que li a resenha mt boa.. só me deu mais vontade *-* QUERO MUITOOO

    ResponderExcluir
  17. quero muito ler esse livro , o filme é perfeito então o livro deve ser mais-que-perfeito

    ResponderExcluir

Oi, pessoal! Obrigado por comentar e dividir suas opinioẽs, só tomem cuidado com comentários ofensivos.