Quote da Semana

"Se você vai tentar, vá até o fim.
Caso contrário, nem comece."

- Charles Bukowski.

Filme: Jogos vorazes.

Já faz um tempinho bom que assisti ao filme e só agora tomei coragem para escrever minhas opiniões. Em alguns momentos vou comparar coisas que acontecem no filme com coisas do livro, portanto o post contém spoilers do filme e do livro. Leia por sua conta e risco.


Fui assistir Jogos vorazes ansiosa e com medo, rezando para que Hollywood não estragasse um livro tão bom. Não acho que ele tenha estragado o livro, mas não entendi porque mudaram algumas coisas que não tinham necessidade de ser mudadas.
Os distritos, a floresta onde Katniss e Gale caçam e a capital, foram do jeito que eu imaginei no livro. Gostei dos cenários e das roupas.

Personagens
Gostei muito da atuação da Jennifer Lawrence. Não imaginei que ela conseguisse fazer uma Katniss tão boa. Ela conseguiu.
Devo esclarecer que eu sou completamente Team Peeta. E Josh Hutcherson não era nem de longe o Peeta que eu imaginava. De todos os personagens ele foi o mais difícil para mim conseguir encarar no filme. Sua atuação não foi ruim, é que a imagem era outra na minha cabeça. Já Liam Hemsworth quase não aparece ao longo do filme. Não achei sua - pouca - atuação ruim. Só vou poder julgar melhor no próximo filme.
Cinna e Haymitch também são personagens que eu adoro no livro. Tanto Woody Harrel quanto Lenny Kravitz interpretaram bem.
Stanley Tucci e Elizabeth Banks também desempenharam bem seus papéis.
Wes Bentley arrasou com aquela barba.
O elenco de modo geral foi excelente.

Mudanças e ausências.
Uma mudança que me deixou bem chateada foi a questão do tão famoso broche com o tordo. No filme, Katniss ganha o broche de uma senhora quando vai ao Prego. No livro, Katniss ganha o broche de Madge - filha do prefeito. Porque raios mudaram isso?
No livro os ferimentos e cenas de morte são bem piores que no filme.
Peeta somente fere a perna no filme. No livro ele perde a perna.
Algumas coisas ficaram mal explicadas no filme. Quem leu o livro entende, mas quem não leu fica meio no ar com algumas coisas. Pude perceber isso pelas perguntas de quem foi comigo no cinema.
Não dá para saber porque as pessoas da capital ficam tão felizes com os jogos. No filme, eles falam das tésseras mas não explicam o que são. 
Senti falta também da cena, no fim do livro, que a Katniss e o Peeta são tirados da arena. Quando eles vêem e pegam o Peeta e a Katniss fica desesperada.

Uma das cenas que mais me emocionaram no livro - e no filme. Foi a morte da Rue. O filme conseguiu dar bastante emoção a cena. Tanto que eu chorei no filme - confesso que um pouco menos que quando li o livro, mas enfim. Uma coisa que eu achei que ficou pouco clara no filme foi que as flores que a Katniss coloca em volta da Rue são uma forma de protesto contra a Capital. Acho que quem não conhece o livro não conseguiu captar isso.



Gostei bastante do filme. Ele não acabou com o livro, e não me decepcionou. Realmente notei essas diferenças, mas é impossível ser idêntico ao livro. Se você gosta de Jogos vorazes, pode assistir sem medo.








2 comentários

  1. Ei, adorei sua análise do filme, até porque é bem parecida com o que eu achei. Nossa, sabe que agora que você citou é que me dei conta que era o Lenny Kravitz que fazia o Cinna? Nossa, que viagem. ;x

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu estou louca para ler o livro e assisti ao filme
    Acho que todo mundo já fez isso, menos eu

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir

Oi, pessoal! Obrigado por comentar e dividir suas opinioẽs, só tomem cuidado com comentários ofensivos.