Quote da Semana

"Se você vai tentar, vá até o fim.
Caso contrário, nem comece."

- Charles Bukowski.

Resenha: Os homens que não amavam as mulheres por Stieg Larsson

"Os Homens que não Amavam as Mulheres" é um enigma a portas fechadas - passa-se na circunvizinhança de uma ilha. Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o velho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Ou ser morta. Pois Henrik está convencido de que ela foi assassinada.
Quase quarenta anos depois o industrial contrata o jornalista Mikael Blomkvist para conduzir uma investigação particular. Mikael, que acabara de ser condenado por difamação contra o financista Wennerström, preocupa-se com a crise de credibilidade que atinge sua revista, a Millennium. Henrik lhe oferece proteção para a Millennium e provas contra Wennerström, se o jornalista consentir em investigar o assassinato de Harriet. Mas as inquirições de Mikael não são bem-vindas pela família Vanger. Muitos querem vê-lo pelas costas. Ou mesmo morto. Com o auxílio de Lisbeth Salander, que conta com uma mente infatigável para a busca de dados - de preferência, os mais sórdidos -, ele logo percebe que a trilha de segredos e perversidades do clã industrial recua até muito antes do desaparecimento ou morte de Harriet. E segue até muito depois... até um momento presente, desconfortavelmente presente.

Oh livro comentado esse né? Fica até difícil fazer resenha. E fica mais difícil ainda se você somar com o fato de que eu amei o livro. Porque é mais difícil de escrever sobre livros que amamos?

Comprei o box da triologia Millennium porque queria assistir ao filme. Mas quando se trata de um filme baseado em livro gosto de ler antes. Tento fazer isso sempre que possível.

No livro, somos apresentados a Mikael e Lisbeth Salander. Mikael é jornalista e um dos proprietários da revista Millennium. Ele acaba de ser condenado por difamação.


Lisbeth Salander é uma pessoa completamente fechada e genial que trabalha em uma empresa de segurança.

"... uma jovem pálida, de uma magreza anoréxica, com cabelos quase ralados e piercings no nariz e nas sombrancelhas. Tinha a tatuagem de uma vespa no pescoço e uma faixa tatuada ao redor do braço esquerdo...também tinha uma tatuagem maior na omoplata, representando um dragão." pág.42

Um perfil meio diferente das personagens que estamos acostumandos, certo? Uma das melhores personagens que eu conheço. Indecifrável e muito inteligente.

Nas primeiras, quase 200 páginas do livro, somos mais apresentados a esses personagens. O autor descreve tudo nos mínimos detalhes. Tem pessoas que não gostam muito disso, mas eu adoro. A descrição é tão boa que você consegue visualizar os personagens, a cenas...

Quando Henrik conta a história do mistério de sua sobrinha, Harriet, eu achei que realmente não tinha solução. Ela foi assassinada? Fugiu? Se foi assassinada quem a matou?
E o pior que tudo aconteceu a muito anos atrás. Quando Henrik vai contando a história a Mikael eu já pensei " Ok Stieg Larsson, como você pretende resolver isso?".

Para mim, o maior erro de livros de mistério e suspense,é que as vezes  o autor criava algo tão fantástico e tão complexo que não conseguia resolver e deixava as coisas sem explicação. Você percebe se o autor é bom quando ele vai te mostrar a solução do problema.

E nisso - e em todos os outros quesitos imagináveis - esse livro é impecável.

A genialidade é indiscutível.

Você pode comprar o livro aqui. E pode comprar também o box da triologia  aqui.

" Todo mundo tem segredos. Trata-se apenas de descobrir quais são." pág.121

" Minha definição de amizade se baseia em duas coisas - ele disse. - O respeito e a confiança. Esses dois fatores precissam necessariamente estar presentes. E deve ser recíproco. Pode-se ter respeito por alguém, mas, se não houver confiança, a amizade vira pó." pág.454

" De repente ela percebeu que o amor era o instante em que o coração fica a ponto de explodir." pág.517

Agora eu vou correndo assistir o filme!

3 comentários

  1. Tenho todos os livros da trilogia e ainda não li nenhum :/
    Depois dessa tua resenha maravilhosa vou ver se leio Os Homens Que Não Amavam As Mulheres :D

    Bjs...
    http://assuntosobrelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi querida,
    eu peguei a trilogia emprstada com a minha prima e estou lendo o primeiro, mas pra dizer a verdade eu to achando ele muito parada, não curto muito livro assim.
    Agora o filme é BARBARO, muito bom mesmo, eu amei (:

    Abraços,
    Marinah Gattuso
    Contato: marinahbarcelos@hotmail.com
    Blog: marinahgattuso.blogspot.com
    Twitter: @blogmarinah_g

    Ps: VENDO CORDÃO DA ROSALIE, COM O BRASÃO DA FAMÍLIA CULLEN! por R$60,00 (imagem: http://migre.me/8eOrs)

    Ps2: Não deixe de conferir a promoção dupla no blog, em parceria com a editora NC

    "Os livros são o tesouro precioso do mundo e a digna herança de gerações e nações." - Henry Thoureau

    ResponderExcluir
  3. Esse livro só tem um comentário: " Ah, Lisbith... *-*"

    haha, gostei da resenha

    beijos

    Samantha Monteiro

    Word In My Bag

    ResponderExcluir

Oi, pessoal! Obrigado por comentar e dividir suas opinioẽs, só tomem cuidado com comentários ofensivos.