Quote da Semana

"Se você vai tentar, vá até o fim.
Caso contrário, nem comece."

- Charles Bukowski.

Resenha: Quarto por Emma Donoghue

Para Jack, um esperto menino de 5 anos, o quarto é o único mundo que conhece. É onde ele nasceu e cresceu, e onde vive com sua mãe, enquanto eles aprendem, leem, comem, dormem e brincam. À noite, sua mãe o fecha em segurança no guarda-roupa, onde ele deve estar dormindo quando o velho Nick vem visitá-la.
O quarto é a casa de Jack, mas, para sua mãe, é a prisão onde o velho Nick a mantém há sete anos. Com determinação, criatividade e um imenso amor maternal, a mãe criou ali uma vida para Jack. Mas ela sabe que isso não é suficiente, para nenhum dos dois. Então, ela elabora um ousado plano de fuga, que conta com a bravura de seu filho e com uma boa dose de sorte. O que ela não percebe, porém, é como está despreparada para fazer o plano funcionar.

Quarto não é um livro fácil de se falar. É um livro totalmente diferente de tudo  que já li e tenho certeza que vai surpreender muita gente como me surpreendeu.

O livro é narrado por Jack, um garoto de 5 anos que nasceu e vive no Quarto. Aquilo é tudo o que ele conhece, é sua casa e seu mundo, já para sua Mãe é uma prisão. Quanto tinha 19 anos a Mãe de Jack foi sequestrada e presa no Quarto pelo Velho Nick.

A Mãe de Jack cria um mundo dentro do Quarto, com as mais criativas brincadeiras, ensina a Jack tudo o que pode. Para Jack tudo que existe é o Quarto e tudo aquilo que ele vê na televisão, o Lá fora não existe, é só pura imaginação.

Mas quando Jack completa 5 anos as coisas mudam, sua Mãe percebe que eles precisam sair do Quarto sem muita demora, ou as coisas podem ficar realmente bem piores do que já estão.
Então ela conta toda a verdade para Jack e elabora um plano para fugir do Quarto, ela só não percebe que seu plano pode ter várias falhas.

Não consigo imaginar nenhum outro livro que possa dizer que é parecido ou  que me lembra Quarto. É um história muito triste mas a forma que é narrado faz com que a história, que já é fantástica, seja totalmente fascinante. A autora conseguir passar toda a inocência de uma criança de 5 anos, efez isso muito bem.

Quarto foi o primeiro livro da editora Verus que conheci e tenho que dizer que o trabalho da editora está totalmente aprovado. O livro realmente ficou muito bom.

O livro também é a primeira obra de Emma Donoghue que eu li, e gostei muito da narrativa dela. Escreve muito bem.

Esse livro é maravilhoso e totalmete diferente.Uma lição de vida. Só lendo mesmo para entender.

Você pode comprar o livro aqui.

5 comentários

  1. Oiiii ^^
    Eu quero demais ler esse livro, exatamente por ser tão diferente! É muito bonita a capa e tal! Quero muuuito muiito ele *-* Adorei sua resenha, fiquei com mais vontade ainda de ler D:

    Beijos, nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu quero MUITO ler esse livro. Tá no topo da minha lista de desejos.
    Já começa que acho essa capa linda, simples, mas linda *-*
    E por ele ser diferente, fascinante e tudo o mais que vc falou na resenha, só aumenta minha vontade de ler.
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Quero muuuuuuuito ler esse livro. Sempre que vou em livraria pego ele e fico olhando, olhando, mas a grana tá curta. De qualquer jeito, pretendo comprá-lo em breve. Ler resenhas dele está me enlouquecendo haha

    Beijos xx

    ResponderExcluir
  4. Quando via a capa e o nome desse livro não me interessava até ler sua resenha! Eu esperava uma coisa totalmente diferente *o*
    Adorei sua resenha.. e queria saber se você troca livros antigos? rs

    Bjs , JL

    ResponderExcluir
  5. Ahhhh eu to doida pra ler esse livro, a primeira vez que vi propaganda dele foi no metro, no mesmo dia fui na livraria e depois de ler a sinopse me apaixonei mais ainda. Ótima resenha.
    Bjsss
    www.frozenlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir

Oi, pessoal! Obrigado por comentar e dividir suas opinioẽs, só tomem cuidado com comentários ofensivos.