Quote da Semana

"Se você vai tentar, vá até o fim.
Caso contrário, nem comece."

- Charles Bukowski.

Resenha: O retrato por Charlie Lovett.

A morte precoce de Amanda Byerly foi um golpe duro, que encheu de tristeza o coração de seu marido, Peter. Mais introspectivo do que nunca, ele decide deixar os Estados Unidos e se instalar na Inglaterra, onde passa a se dedicar à recuperação e à negociação de livros raros. Em um de seus dias de pesquisa solitária, Peter se depara com o retrato de uma jovem muito parecida com sua amada esposa, guardado dentro de um livro. A semelhança impressiona, mas a aquarela foi pintada há muito, muito tempo. Trilhando um sinuoso caminho entre a era vitoriana e o final do século XX, Peter passa a investigar a origem do misterioso retrato. As pistas acabam por levá-lo a se envolver em um mistério histórico - uma obra perdida do dramaturgo William Shakespeare.

Essa resenha demorou muito, eu sei. Peço desculpas por isso, de verdade. É que, gostei tanto do livro, que resenhar não parecia algo viável quando acabei a leitura.

Quando penso em "O retrato", penso em uma publicação ímpar. A história é muito criativa, bem escrita e curiosíssima. Se trata de uma leitura instigante, e é, na minha opinião, um dos melhores livros publicados pela Novo Conceito que já tive a oportunidade de ler.

Os elementos escolhidos por Charlie Lovett na construção da narrativa, por si só, já me conquistaram. Um bom romance, livros raros, era vitoriana, Londres e conspirações ligadas a veracidade de Shakespeare, não poderiam resultar em uma obra ruim. 

Peter conheceu Amanda na faculdade, e se apaixonou por ela instantaneamente. Ela era impecável, linda e aparentemente metódica. Na época, ele estava descobrindo sua paixão por livros raros e a conheceu na biblioteca. Eles se tornam um casal inseparável rapidamente.

A narrativa tem início com a morte de Amanda, e a luta de Peter para tentar continuar sua vida. Peter consegue restaurar livros antigos e raros, transformando - os em obras de arte. Assim, ele resolver ir para Inglaterra - para a casa onde ele e Amanda tinham acabado de terminar e onde pretendiam viver juntos - e voltar aos negócios. Lá, em uma pequena livraria, ele compra um livro que possui uma aquarela em meio a suas páginas. Essa pintura retrata Amanda, a sua Amanda. O que, tecnicamente, seria impossível, já que a aquarela tem mais de 100 anos.

Procurando solucionar esse mistério, Peter irá encontrar incógnitas ainda maiores. Ele irá se envolver em uma conspiração que envolve Shakespeare e muitos segredos. Segredos esses que podem ser perigosos até mesmo para sua sobrevivência.

Não sei se isso é de seu conhecimento, mais realmente existem estudiosos que não acreditam na veracidade de Shakespeare. Eles duvidam da atribuição de muitas peças que são feitas ao mestre e até mesmo de sua identidade - a essas dúvidas dá-se o nome de Shakespeare apócrifo.

O First Fólio é um compulado, o primeiro, muito antigo, das peças de Shakespeare. No entanto, posteriormente, algumas outras peças também foram atribuídas ao escritor, o que gera rumores quando a sua altenticidade. Além disso, durante muitos anos não se tem registro sobre a biografia de Shakespeare, como se sua vida tivesse um borão. O fato dele ter vivido em uma época de outros grandes intelectuais, também gera polêmica.

Em "O retrato", a pesquisa feita por Charlie Lovett, nesse sentido, também é excelente. Muitos relatos em sua narrativa são reais, o que torna a obra ainda mais interessante e cativante. 

A história vai sendo intercalada durante várias épocas e histórias tão distantes vão se fundindo. O passado das famílias, a Era Vitoriana, o início do romance de Peter e Amanda, a história de alguns livreiros importantes ... tudo intercado. Esse livro não tem nada de uma simples história. É uma pesquisa gigante - e muito bem feita - misturada com ficção de primeira qualidade.

É emocionante e muiíssimo prazeroso de acompanhar. Se trata de uma obra que indico muitíssimo.  
Agora, só me resta esperar que a editora continue publicando livros desse excelente autor.

Você pode comparar preços aqui.

Esse livro foi uma cortesia da editora Novo Conceito.

5 comentários

  1. fiquei maravilhada e louca para ler essa obra tão interessante!!! sem duvida esse livro é excelente! essa mistura de misterio e Shakespeare é perfeita!!!!
    otima resenha!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Carliane! É realmente um ótimo livro.

      Excluir
  2. Estou com este livro só na espera de tempo para ler, e esta foi a primeira resenha que li dele. Eu estava meio que com um pé atrás com o livro, principalmente por não conhecer o autor. Mas pelo visto vai valer a pena.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rose, esse livro me surpreendeu muito. Tenho certeza que você vai gostar também. Aguardo sua resenha! :)

      Excluir
  3. já está na minha lista de próximos livros. Desde quando foi lançado eu me encantei pela história.
    Beijos

    http://achadosnaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi, pessoal! Obrigado por comentar e dividir suas opinioẽs, só tomem cuidado com comentários ofensivos.