Quote da Semana

"Se você vai tentar, vá até o fim.
Caso contrário, nem comece."

- Charles Bukowski.

0s 100 melhores: Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977)

Olá leitores!

Baseando-me na lista dos 100 melhores filmes americanos - feita pelo American Film Institute (AFI) - irei inaugurar uma nova coluna na qual, a medida que for assistindo, farei breves comentários aqui no blog, semanalmente, sobre esses filmes. Você pode conferir a lista aqui.

Para iniciar, escolhi a célebre comédia romântica de Woody Allen, que ocupa a posição 35 na lista da AFI. O título original é Annie Hall, e os detalhes do filme começam por aí. Na época da gravação, Woody Allen e a atriz Diane Keaton não eram um casal apenas na ficção. O nome verdadeiro da atriz é Diane Hall, mas o seu apelido é Annie. Por conta disso, Woody Allen nomeou a longa de Annie Hall,  - detalhe fofo que o brasil fez o favor de estragar com suas belíssimas e pontuais traduções.

Esse filme irá mostrar a realidade dos relacionamentos de uma forma muito peculiar.
Fazendo de Alvy Singer (Woody Allen) - um humorista judeu e divorciado que faz análise há quinze anos - seu protagonista, o longa irá narrar sua paixão por Annie Hall (Diane Keaton). Ela é uma cantora em início de carreira, e com a cabeça um pouco complicada. Os dois se veem envolvidos rapidamente, e logo estão morando juntos - o que levará as crises conjugais. A partir dessa premissa, reflexões a cerca do mundo dos relacionamentos amorosos vão sendo apresentadas.
Outra característica peculiar do filme, é o modo como Alvy Singer mantém um dialogo conosco, os espectadores. É um recurso fantástico e muito bem aproveitado na trama.
Assista. Além de proporcionar várias risadas, as críticas são ótimas.

O filme possuí dezenas de indicações e prêmios. Dentre eles, ganhou 4 Oscars e 1 Globo de Ouro.


2 comentários

  1. Oi Mah

    Muito legal a ideia de seguir essa lista e ir postando comentários sobre os filmes. Dei uma olhada no link que você deixou e vi que já assisti alguns.
    Annie Hall sempre está presente nas listas de filmes sobre as melhores comédias de todos os tempos e eu sempre tive muita curiosidade de assistir.
    Espero poder conferir em breve.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso! Assista e depois me conte o que achou.

      Excluir

Oi, pessoal! Obrigado por comentar e dividir suas opinioẽs, só tomem cuidado com comentários ofensivos.