Quote da Semana

"Se você vai tentar, vá até o fim.
Caso contrário, nem comece."

- Charles Bukowski.

Resenha (com sorteio): Quando eu era Joe por Keren David.


Imagine o que é perder, em uma única noite, sua casa, seus amigos, Como é possível viver mentindo sobre todas as coisas? Sua escola e até mesmo o seu nome. Aos 14 anos, Ty presencia um crime bárbaro num parque de Londres. A partir desse momento, tudo muda para ele: a polícia o inclui no programa de proteção à testemunha, e Ty é obrigado a assumir uma vida diferente, em outra cidade. O menino ingênuo, tímido, que costumava ser a sombra do amigo Arron, matricula-se na nova escola como Joe... E Joe não poderia ser mais diferente de Ty: faz sucesso com as meninas, torna-se um corredor famoso... Joe é tão popular que acaba incomodando os encrenqueiros da escola. Ser Joe é bem melhor do que ser Ty. Mas, logo agora, quando ele finalmente parece ter se encaixado no mundo, os atentados e ameaças de morte contra sua família o obrigam a viver no anonimato, em fuga constante e sob a pressão de prestar depoimentos sobre uma noite que ele gostaria de esquecer. Um livro – de tirar o fôlego! – sobre coragem e sobre o peso das consequências do que fazemos. 

Escolhido por sua capa linda e chamativa - vai me dizer que você nunca foi seduzido por isso? -,Quando eu era Joe me surpreendeu bastante! Comecei a lê-lo em um domingo despretensioso - e acabei em uma aula de química na seguda-feira.
Realmente, foi bem mais envolvente e eletrizante que o esperado.

Ty vive em Londres com sua mãe - que mais parece uma irmã mais velha -,Nicki. Ele e sua mãe foram abandonados por seu pai quando ele ainda era um bebê e, desde então, os dois têm se desdobrado para sobreviver. Além de Nicki, Ty também tem sua avó, a quem ele é muito apegado, visto que ela  praticamente o criou.

A vida se desenrolava como de costume, até que Ty presencia um crime horrível, em um parque próximo a sua casa. A partir daí, ele se torna uma testemunha muito importante - e muito ameaçada. Em menos de 24 horas, esse garoto, de apenas 14 anos, vê sua vida completamente mudada.

De repente; seus familiares correm perigo, ele e sua família são acolhidos pelo programa de proteção a testemunhas, sua casa é incendiada e eles são forçados a deixar Londres. Assim, depois de algumas mudanças no visual, Ty se torna Joe.

 O livro começa com a corrida para trocar de identidade. Após mudar de cidade, e de se tornar Joe, o personagem tem que se adaptar a nova vida. Apesar de viver em constante medo, Joe se tornará um menino muito diferente de Ty.

Vamos acompanhar esse período onde ele tenta construir uma nova vida, enquanto o passado ainda o assombra. Ao longo da narrativa, vamos descobrindo mais detalhes sobre o crime no parque - e percebendo, que a situação toda é bem mais complicada.
Joe quer focar em um recomeço; arrasar o coração das garotas, ser um destaque nas corridas da escola, ser popular. Mas, pessoas perigosas ainda estão o perseguindo, perseguindo Ty. 

A trama tem um equilíbrio: os romances de Joe, suas conquistas na escola e seus dramas adolescentes, contrastam com o passado - e as decisões que foram tomadas por Ty - que insistem em fazer parte do presente. Mesmo com essa dosagem, a atmosfera de tensão está presente em toda a narrativa. Mas, os dramas da adolescência - e os acontecimentos mais cotidianos - conseguem formar um equilíbrio agradável - sem tirar o suspense.

É um bom início de série, um ótimo livro de estréia. Fiquei bem curiosa com as reviravoltas do final - e um pouquinho chateada com a separação de dois personagens.

Agora, é aguardar o próximo volume.

Compare preços

Esse livro foi uma cortesia da editora Novo Conceito.

Mini Sorteio.


O livro para sorteio ainda não chegou. Mas, enquanto isso, vou sortear um pequeno mimo entre os leitores que comentarem aqui na resenha.

O prêmio é um adesivo para celular, com a capa do livro.

Para concorrer, basta comentar nessa resenha e deixar um endereço de e-mail - ou link do perfil no Facebook - para que eu possa entrar em contanto.

Comunico o resultado na página do blog no Facebook, daqui 15 dias! :)

Um comentário

  1. Apesar da capa não ter chamado nem um pouco a minha intenção por não ser um tipo de capa que acho bonita e chamativa, a resenha me supreendeu bastante.

    addic-ted@hotmail.com

    ResponderExcluir

Oi, pessoal! Obrigado por comentar e dividir suas opinioẽs, só tomem cuidado com comentários ofensivos.