Quote da Semana

"Se você vai tentar, vá até o fim.
Caso contrário, nem comece."

- Charles Bukowski.

Resenha: Um porto seguro por Nicholas Sparks.

Leia as resenhas de outros livros do autor: A escolha e O melhor de mim.

Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes; uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta; o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.

Comecei a ler Um porto seguro em uma noite de insônia, as 3 da madrugada. As 7:30 da manhã eu tinha acabado a leitura.

Adiei bastante a leitura desse livro. Os últimos dois livros do autor que li - os únicos dois que tenho resenhado aqui no blog, uma coincidência ruim - foram decepcionates. Um deles, eu simplesmente odiei. Estava acostumada a gostar das suas histórias, chorar até desidratar com seus livros e isso não aconteceu nas duas últimas leituras.

As histórias do Sparks estavam me parecendo uma receita de bolo, os mesmos ingredientes só com uma cobertura de cor diferente. Os fatos nos livros dele estavam ficando extremamente clichês. Eu conseguia descobrir facilmente  o final da história, sem nenhuma emoção.

Por todos esse fatores, comecei a ler Um porto seguro sem nenhuma expectativa. Acabei me surpreendendo. Esse livro fez com que eu retomasse minhas esperanças no autor, acho que nem tudo está perdido para o Sparks.

Esse romance tem um toque de mistério, que faz com que a gente fique preso a leitura - eu fiquei a madrugada toda lendo! A partir de certo ponto, acompanhamos dois personagens paralelos o que da uma certa adrenalina na história. Nenhum dos outros 8 livros do Nicholas Sparks que li tinham isso.

Katie é uma mulher nova na pequena cidade de Southport. Misteriosa e muito reservada, ela não quer criar laços com ninguém. Quer viver como um fantasma.
Mesmo tentando, ela acaba tendo que conviver com sua vizinha, Jo. Uma mulher agradável que parece estar querendo empurrá-la para os braços de Alex.

Alex é dono de uma mercearia onde Katie faz suas compras. Ele tem dois filhos maravilhosos, que são a razão de sua vida. Alex perdeu sua esposa a pouco tempo, mesmo sentido sua falta se mantém forte por seus filhos - e claro, é super bonito, nisso Sparks continua como sempre.

Kate não queria confiar e ficar próxima de ninguém. Mas gosta da companhia de Alex, ele é compreensivo e nunca faz perguntas sobre seu passado - o passado que ela tanto teme e foge. Assim, ela acaba - aos poucos - se aproximando de Alex.

Mesmo assim, temendo que seu passado volte a assombrá-la.

O passado de Kate é o mistério do livro. O autor soube fazer com que o leitor fique curioso e com isso não consiga desgrudar do livro. Dessa vez, Sparks levanta um tema delicado - que, infelizmente, não posso dizer o que é por se tratar de um spoiler gigantesco. Isso faz com que o livro não seja um romance razo.

Já estava gostando do livro mas o final me agradou mais ainda. O autor conseguiu me surpreender. O que, se você já leu muitos livros do autor, não é algo que você espere.

É um romance bem diferente dos outros do autor. As únicas duas semelhanças são: a narrativa - gostosa e rápida como sempre - e o personagem masculino principal, Alex - bonito, compreensivo, romântico... como todos os "mocinhos" do autor.
Não conseguiu me levar as lágrimas - me levou a alguns suspiros -, mas isso não faz dele um romance ruim.

Te garanto, esse não parece receita de bolo! Se você gosta do autor, leia e veja um romance diferente dele. Se estava meio chateado com ele, de uma chance a esse. Tem chances consideráveis de você gostar.

Esse livro foi uma cortesia da editora Novo Conceito.

Onde comprar o livro? Compare preços aqui.

Comentou nessa resenha? Preencha o formulário!
a Rafflecopter giveaway

3 comentários

  1. Ainda não li nada do Sparks, mas tenho que né...mesmo sabendo que vou sentir falta de toda magia e sangue dos sobrenaturais rs...

    Boa Resenha!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  2. Sempre quis ler um livro de Nicholas Sparks pois ouço falar muito bem do autor, mas sempre acabo deixando pra depois. Gostei da historia da Katie e espero que no fim de tudo certo, gosto de finais felizes.. O que me chamou mas atenção no livro foi o titulo, porque afinal todos precisamos de um porto seguro. Sua resenha esta muito boa.

    ResponderExcluir
  3. Oieee |õ|
    Menina, tenho que confessar que não sou fã do Sparks ainda estou em dúvida só li dois livros dele um gostei outro não e estou com medo de ler outro e não gostar rs mais quem sabe eu ganhe esse e goste ^^
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Felicidades nos Livros

    ResponderExcluir

Oi, pessoal! Obrigado por comentar e dividir suas opinioẽs, só tomem cuidado com comentários ofensivos.