Quote da Semana

"Se você vai tentar, vá até o fim.
Caso contrário, nem comece."

- Charles Bukowski.

Resenha: O diário de Suzana para Nicolas por James Patterson.

 " Esta é uma história de amor, Nicolas, minha,sua e do papai! Ela conta como a vida pode ser boa quando se está com a pessoa certa. Fala de como é necessário aproveitar cada instante com essa pessoa especial. Cada milésimo de segundo." pág.189

Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece- Diário de Suzana para Nicolas. Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida. O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou.

James Patterson é um aclamadíssimo escritor de romances policiais - como você já deve saber. E curiosamente, O diário de Suzana para Nicolas é o único romance escrito pelo autor até hoje. Eu então resolvi conhecer esse famoso autor pelo único romance que ele escreveu. E, tenho que admitir, me arrependi de ter demorado tanto para ler algo do autor.

É difícil explicar o enredo sem dar nenhum spoiler. Por isso, peço desculpas se minha resenha falar pouco sobre o enredo - acho isso melhor que spoilers.

Kate estava vivendo um romance perfeito com Matt. Até que ele rompe com ela sem nenhum motivo aparente. Ela fica triste e confusa, sem saber como proceder. Quando Kate chega em casa encontra um pacote mandado por Matt. Dentro há um pequeno caderno com o título "Diário de Suzana para Nicolas", com uma letra que não pertence a Matt. E um bilhete, onde Matt diz que não será uma leitura fácil para Kate, mais esclarecedora. Ela então inicia a leitura.

Kate descobre que Suzana é a esposa de Matt e que Nicolas é o filho do casal. Estaria Matt traindo Suzana? Ou ele já se separou dela? Qual foi o final da história dos dois?  Ao longo da leitura ela vai conhecer uma linda e cruel história de amor. E descobrir o porque Matt a deixou sem explicações.

Achei uma história bem complexa para pouco mais de 200 páginas. É uma narrativa rápida e cheia de descobertas. Isso é uma características de bons escritores de romances policiais. Você pode perceber que o autor usou isso nesse livro. Ele escreveu um romance no ritmo de um livro policial. Mesmo não tendo lido nenhum de seus romances policiais, posso dizer isso com grande certeza.

É um livro impossível de largar antes da última página. Você anseia por saber o que aconteceu. Os capítulos são curtos, sempre trocando de narradores e a escrita é muito boa. Tudo isso contribuí para que você fique preso na história.

O desfecho não deixa a desejar. O livro é bem surpreendente.

Esse livro tem uma coisa que gostei muito. Assim como Tony e Susan além de acompanharmos a história do diário, acompanhamos Kate lendo e tendo suas impressões sobre o que lê. Gosto muito disso. Duas histórias, um personagem lê uma delas para tentar resolver a sua e vai mostrando para a gente a sua impressão sobre a outra história - ok, isso pode ter ficado um pouco confuso.

Se você ainda não leu nada do James Patterson eu diria que esse é um bom livro para começar. E caso você já conheça outras obras do autor deveria procurar O diário de Suzana para Nicolas. Ele não deixa a desejar.

Reserve alguns lencinhos e leia.

Onde comprar o livro? Submarino/ Americanas/ Siciliano.

Comentou nessa postagem? Preencha o formulário!
a Rafflecopter giveaway

4 comentários

  1. Primeira vez que eu vejo algo muito bom haver com o leitor,nossa parece ser um ótimo livro rsrsr,Bom com toda certeza,deve ter tomado todo cuidado com spoiler.Ficou muito boa a resenha!

    ResponderExcluir
  2. Estou completamente louca pra ler esse livro, louca mesmo *--*

    Beijos,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso - @blogmarinah_g - INSTA do Blog: marinahgattuso

    ResponderExcluir
  3. Não fazia ideia que esse livro era tão bom! E também não conhecia nada desse autor. Fiquei na vontade de ler o mais rápido possível!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Máh!
    Eu também comecei a ler James Patterson por esse livro e confesso que me surpreendi bastante! O livro é tão curtinho e eu também não esperava tanta coisa dentro dessa páginas. Apesar disso, ainda achei que faltou alguma coisa, sabe? O livro me deixou um vazio após a leitura, não sei explicar. Mas é uma linda história e perfeita pra quem a-do-ra ficar chorando durante a leitura (tipo eu, rs).

    Beijão!

    ResponderExcluir

Oi, pessoal! Obrigado por comentar e dividir suas opinioẽs, só tomem cuidado com comentários ofensivos.