Quote da Semana

"Se você vai tentar, vá até o fim.
Caso contrário, nem comece."

- Charles Bukowski.

Resenha: Jogando xadrez com os anjos por Fabiane Ribeiro.

" - A vida é como uma partida de xadrez, se não se consegue em um dia, deve-se tentar no dia seguinte, e nunca deixar de acreditar – Anny dizia para Tiara." pág.30

Leia a resenha de outro livro da autora: Corações em fase terminal.

Inglaterra, 1947. A Europa encontra-se devastada pela Segunda Guerra Mundial, assim como o coração de Anny. A garota de oito anos vê seu mundo desmoronar ao receber a notícia de que não poderá mais viver com os pais e terá que se mudar de casa levando pouco mais que seu tabuleiro de xadrez. Tudo parecia um pesadelo, até que surge Pepeu, um jovem misterioso que mudará para sempre a vida de Anny, levando-a a aprender sobre o mundo e a viver momentos emocionantes sem sair dos canteiros de seu pequeno jardim. Ao lado de anjos que são colocados em sua jornada, a doce menina aprende a enfrentar as dificuldades através de lições de abnegação, fé e amor verdadeiro.

Anny geralmente só encontra seus pais aos sábados. São seus melhores - e mais esperados - dias. Em um desses sábados Anny se diverte muito ao lado dos pais. Tem um dia inesquecível. Até que, no dia seguinte, seus pais anunciam que terão que viajar para mais longe por um período de tempo maior. Anny só poderá vê-los uma vez ao ano. E, se já não bastasse tudo isso, terá que morar com Jane - sua professora. Anny odeia Jane. Jane não suporta Anny.

Anny então vai morar na casa de Jane levando somente: algumas roupas, seu urso de pelúcia preferido - Tiara - e o jogo de xadrez que ganhou do pai. A menina não pode sair da casa de sua professora por nada. Tem poucas refeições, deve ajudar na limpeza da casa e parecer invisível para Jane e seu esposo, Hermes.

Jane e Hermes recebem um bom dinheiro dos pais de Anny para que ela tenha conforto. Mas na verdade Anny se torna praticamente uma escrava. Seus alimentos são extremamente fraccionados, ela não pode sentar no sofá, não pode ligar o rápido, nem a televisão, só pode fazer suas refeições depois de Hermes e Jane, tem horários - até - para usar o banheiro, dorme em um pequeno quarto horrendo.

Suas distrações são jogar xadrez, cuidar de seu jardim, conversar com Tiara e as visitas de seu amigo Pepeu.

Pepeu é um dos personagens secundários do livro. Ele viveu uma história de amor. Foi meu personagem preferido. A história que mais gostei dentro das histórias do livro - mesmo não sendo a principal. Ele me conquistou.

Anny me lembrou muito a Pollyana - do Eleanor H. Porter. Achei ela muito madura e controlada para uma criança de oito anos. Uma criança que fica sem os pais, morando com uma pessoa que detesta e vivendo em situações bem difíceis não aceita as coisas sem nenhum choro. Ela dá conselhos de sabedoria para os personagens o livro todo.

O pai de Anny, com todos os erros que cometeu, mostra carinho pela filha. Já a mãe, é detestável. Fria com Anny em todos os momentos.

O que mais gostei no livro foi as voltas ao passado que explicavam o porque dos personagens serem como são hoje. Ele criou boas histórias para todos eles. Foram ótimos feedbacks.

É um livro com várias lições. Isso me parece ser uma característica da Fabiane Ribeiro. Acho isso maravilhoso. Ele também me deixou com uma subida vontade de aprender a jogar xadrez.

Onde comprar o livro? Ponto frio/ Extra/ Submarino.

Li esse livro através do book-tuor realizado pela autora, Fabiane Ribeiro.

Quotes!


 " - Cada um tem a sua história, com conquistas e vitórias, - ela pensou – porque a vida é como um jogo de xadrez: devemos estar sempre prontos para ganhar ou perder; o importante é tentar." Pág. 116 

  "Quando a gente arrisca, a gente perde a razão por uma fração de segundos, mas, quando a gente não arrisca, a gente perde a razão de existir." – pág.239


Comentou nessa resenha? Preencha o formulário!
a Rafflecopter giveaway

3 comentários

  1. Gostei da resenha , interessante a tematica do livro , adorei a capa , o que me chamou a atenção foi pepeu , tenho um amigo com esse apelido , kkk , otima resenha ...

    Blog Parceiro : http://vampleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já vi muitas resenhas positivas sobre esse livro, e só me dá mais vontade de ler. Adoro jogar xadrez, e com certeza você irá gostar haha

    ResponderExcluir
  3. amei a historia,apesar de ser um pouco sofrida anny me parece um personagem de grande sabedoria...
    quero ler esse livro!!!
    e amo jogar xadrez é muito bom!

    ResponderExcluir

Oi, pessoal! Obrigado por comentar e dividir suas opinioẽs, só tomem cuidado com comentários ofensivos.