Quote da Semana

"Se você vai tentar, vá até o fim.
Caso contrário, nem comece."

- Charles Bukowski.

Resenha: Conselho de amiga por Siobhan Vivian.

Ruby está completando 16 anos, mas o dia especial não é tão doce quanto foi planejado. Seu pai desaparecido há muito tempo aparece e Ruby não quer ter nenhuma relação com ele. Ao contrário, ela quer sair com seus amigos - a leal Beth, a perigosa Katherine e a fofoqueira Maria. Elas dão muitos conselhos a Ruby - sobre garotos, seu pai e como ela deve se vestir e como deveria estar se sentindo. Mas, na verdade, ela não sabe o que pensar ou sentir. Especialmente quando um novo garoto entra em cena e Ruby descobre que algumas de suas amigas não são tão verdadeiras quanto dizem.

Esse livro foi minha primeira experiência com a autora. Apesar do seu outro livro, Não sou esse tipo de garota, ter sido bem popular, não cheguei a lê-lo.Fiquei bem curiosa em relação a esse livro, por esse motivo. 


Ruby até hoje tenta se recuperar do abandono de seu pai. Ele foi embora a muito tempo, deixando ela e sua mãe para trás. Então, justamente no seu aniversário de 16 anos, ele aparece com um buquê de flores. Com essa visita inesperada, as coisas ficam ruins. Ruby, que estava tentando se acostumar com a falta do pai, fica chocada. Ela não sabe como reagir, então sai correndo com suas amigas.


Ruby tem amigas inseparáveis: Beth, Katherine e Maria. Mas a que exerce um poder maior na vida de Ruby, com certeza, é Beth. Ela ajudou Ruby na época em que seu pai foi embora. Desde então ela é dependente dos conselhos e aprovações da amiga.


No meio da confusão do reencontro com seu pai, Ruby vai conhecer Charlie. Um garoto que ama arte, é compreensivo, sabe escutar... daqueles que aparecem nos livros de adolescentes e são perfeitos.

A volta do seu pai vai fazer com que várias lembranças voltem. E Ruby vai perceber que suas amigas podem não dar conselhos tão bons e nem ser tão sinceras como ela pensava que fossem.


A narrativa de Siobhan Vivian é realmente boa e rápida. Os capítulos são curtos, a diagramação é boa. Isso tudo torna Conselho de amiga uma leitura bem rápida. Daquelas de poucas horas.


Algumas coisas não me agradaram tanto na história. Não gostei muito da Ruby. Mesmo entendendo os conflitos e as coisas pelas quais ela estava passando, achei ela muito imatura para uma garota de 16 anos. Em nenhum ponto do livro consegui ver ela com essa idade.

Outra coisa que me irritou foi a falta de comunicação de Ruby com sua mãe. Com elas não conseguiam falar sobre as coisa que importavam. As coisas que queriam dizer, não eram ditas.


O modo como Ruby era facilmente manipulada por Beth também me deixou abismada. Charlie apareceu e deu uma movimentada na história. Gostei dele. 


Uma revelação no final da história me surpreendeu bastante, era algo que nem tinha passado pela minha cabeça. Isso foi um ponto alto do livro.


Um livro para se ler em uma tarde, para descansar e se distrair um pouco.


Onde comprar o livro? ExtraPonto frioSubmarino.


Esse livro foi cortesia da editora Novo Conceito.


Assista ao book trailer:



18 comentários

  1. Comparado com o outro livro da autora, Não Sou Este Tipo de Garota, achei Conselho de Amiga uma obra bem fraquinha. Apesar de ter uma trama bem elaborada, acho que a autora não desenvolveu muito bem e, pelo menos pra mim, a leitura foi bem lenta...
    A capa é muito linda e só agora vi o book trailer que, aliás, é uma graça! :)
    Máh, leia Não Sou Este Tipo de Garota, tenho certeza de que você vai amar! rs

    ResponderExcluir
  2. Oiii! Ainda não li nenhum dos dois livros da autora, mas Não sou esse tipo de Garota me parece mais interessante do que esse :( Achei a história meio bobinha, sei lá. Mas quem sabe, para um momento como esse que você falou, uma tarde tranquila e tal... É sempre bom um livrinho leve, né? ;) Vou pegar pra ler qualquer hora dessas :))

    Beeeeijos, Nanda
    www.julgueepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Mah..
    Demorei um tempinho pra ler esse livro, o começo é bem devagar. Também não gostei tanto da Ruby e nem das amigas dela. A Beth fazia de gato e sapato dela, mas o fim soubemos o porquê né..mas mesmo assim.Gostei do charlie também.Realmente ela parecia uma menina de 12 anos rs.. O bom é que a leitura apesar de fraca, não é maçante..

    Beijos :D
    Ensaios de uma leitura

    ResponderExcluir
  4. Oi, Máh!
    Eu gostei de Conselho de Amiga (não chega a ser ótimo), mas avaliando como um livro teen, acho que passou uma mensagem super legal, porque o quem ais tem é gente sendo manipulada por aí quando nem ao menos percebe - por isso o título bem sugestivo "Conselho de Amiga" - quantas pessoas aceitam conselhos de pessoas próximas sem ao menos ter a certeza de que é realmente isso que quer para si mesma? Principalmente entre os mais novos.
    A Ruby é imatura mesmo, mas acho que foi essa a intenção. Alguns amadurecem mais cedo, outros mais tarde, mas a mudança da personagem é perceptível no decorrer do livro e gostei disso!

    Beijão!
    Ah, e temos gostos parecidos mesmo! ^^

    ResponderExcluir
  5. Ganhei esse livro, mas não consegui me empolgar muito com a historia. Parece ser bem fraquinha. Vai para o fim da fila. Bjkss

    ResponderExcluir
  6. Siobahn é pra vc ler quando quer relaxar por isso vou guardar esse pra um dia desses.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da resenha... Quero muito ler...

    ResponderExcluir
  8. Fiquei hiper curiosa com o que foi revelado no final do livro. Agora preciso descobrir que revelação foi essa kkkk

    Um leve bater de asas para todos!

    ResponderExcluir
  9. Li Não sou esse tipo de garota e, como você mencionou, a escrita de Siobhan Vivian é realmente boa e rápida. Conselho de Amiga parece realmente uma leitura rápida e leve. estou curiosa para conhecer a historia de Ruby.

    ResponderExcluir
  10. A trama parece bem adolescente, gosto desse tipo de literatura.

    ResponderExcluir
  11. Quero muito ler esse livro e Não Sou Esse tipo de garota, vi is dois numa revista teen e super me interessei. To muito nessa fase de desenvolver a personalidade, e de precisar de muitos conselhos.

    ResponderExcluir
  12. eu adoro livros adolescentes,sao uma otima distração! mas q pena q esse nao é tao divertido qto eu pensava! mas quem sabe né? q pena q vc nao gostou tanto!
    mais uma vez,obg pela sinceridade na sua resenha! bjs =*

    ResponderExcluir
  13. Já tinha visto a resenha em outros blog, mas a sua é bem resumida e a gente consegue entender bem, e a Ruby tem que ter cuidado pois na vida real isso acontece tbm.

    ResponderExcluir
  14. Oi,também lio livro anterior Não sou esse tipo de garota,são livros leves e divertidos,uma leitura agradável e rápida.
    Nossa Ruby já passa por uma triste experiência,seu pai a abandonou,mas com a chega dele de forma inesperada ela quase surta,mas nessas horas suas amigas são seu alicerce e a ajudam durante esse momento.
    Curiosa para saber o que vai acontecer entre Ruby e Charlie.

    ResponderExcluir
  15. Eu confesso que não tenho muita vontade de ler esse livro. Mas muitas resenhas assim como a sua, dizem que ele é bonzinho!
    Acho que terei que dá um crédito certo!?
    beijos Blog Leitura de Ouro

    ResponderExcluir
  16. Não li nenhum dos dois livros da autora e acho que não são exatamente o meu tipo de leitura predileta, só leria se ganhasse os livros mas com certeza seria um leitura rápida, que poderia vir a ser divertida mas sem maiores consequências.

    ResponderExcluir
  17. Eu adoro esse tipo de livro. E esse livro deve ser legal, ainda vou ler ele :3

    ResponderExcluir
  18. Eu adorei o Eu Nao Sou Esse Tipo de Garota, acho que ia gostar desse tb, mesmo sendo meio "adolescente", é uma leitura leve e divertida ^^ Bjjs

    ResponderExcluir

Oi, pessoal! Obrigado por comentar e dividir suas opinioẽs, só tomem cuidado com comentários ofensivos.