Quote da Semana

"Se você vai tentar, vá até o fim.
Caso contrário, nem comece."

- Charles Bukowski.

Resenha: O circo da noite por Erin Morgenstern

" O circo chega sem ser anunciado.
 Simplesmente está lá, quando ontem não estava.
 Um cartaz diz: " Abre ao cair da noite, fecha ao amanhecer."

Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir maravilhado a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar. Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um duelo ao qual apenas um deles sobreviverá. À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo, mágico e apaixonado, que faz as luzes cintilarem e o ambiente esquentar cada vez que suas mãos se tocam. Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba.

Estou enrolando com essa resenha a uma semana. Ainda não sei se ela vai conseguir mostrar o que achei.

Primeiro, quero avisar que o livro não é focado no romance.O duelo, apesar de ser o centro de tudo, também acontece de modo sutil. Marco e Celia duelam sem saber direito o que está acontecendo. Não sabem porque começou, quando acaba e como um vencedor é escolhido. Eles tem uma leve noção, mas não imaginam a profundidade da coisa. O livro fala muito mais do mundo mágico do circo Le Cizque des Rêves do que das duas coisas acima.

E isso é o mais interessante. Tem romance, duelo - que não é nada braçal-, e uma atmosfera completamente mágica. A autora cria um circo tão cheio de detalhes e tão hipnotisante, que chega em um ponto que você se pergunta se ela realmente já não esteve no Le Cizque des Rêves. 

O Le Cizque des Rêves é diferente de qualquer outro circo que você possa imaginar. Ao longo do livro vamos mergulhando cada vez mais na atmosfera magnífica do circo e conhecendo a vida de todas as pessoas envolvidas nele. Quando acabei de ler o livro, fiquei triste. Queria poder conhecer esse circo.

" O livro de Morgenstern é feito de sonhos, e o circo nunca deixa de impressionar. O único desapontamento de verdade é saber que jamais poderemos comprar um ingresso." - The Christian Science Monitor.

O que eu mais gostei vai ser o que vai levar varias pessoas a não gostarem do livro. A narrativa. É lenta. Tudo é descrito nos mínimos  detalhes. Quando a autora escreve bem - como é o caso- descrição nunca é o problema para mim. Não atrapalhou em nada minha leitura e devorei o livro rapidamente. Não se tornou entediante em nenhum momento. Se a narrativa fosse menos detalhada, o livro não seria nem de longe tão bom. É tão fascinante, que tinham momentos que eu quase conseguia sentir o cheiro de caramelo e canela. Outro detalhe, a narrativa não é feita em ordem cronológica. Isso, a meu ver, torna tudo mais interessante. 

É difícil conseguir um livro com uma história muito boa e que seja bem escrito. Erin Morgenstern consegue. O circo da noite é o livro de estreia da autora, e com certeza ela não poderia ter feito uma estreia mais majestosa. Entrou para os melhores do ano.

Você pode comprar o livro aqui.


Assista ao book trailer:

" - As pessoas veem o que querem ver. E, na maioria das vezes, o que diz dizem para elas verem." pág.32

" - Os mais finos prazeres são sempre os inesperados - responde Tsukiko." pág.133

" - Você parece um fantasma...
  - Você também parece um fantasma para mim, então qual de nós será real?" pág.337

" Nada além de um sonhador esperando por algo que nem mesmo ele entende." pág.361



2 comentários

  1. Oi Máh!
    Já li algumas resenha de O Circo da Noite e estou bem animado para ler o livro, agora ainda mais com a sua.
    Essa coisa de ter uma narrativa muito detalhada geralmente não me incomoda, mas também não precisa ser uma coisa MUITO exagerada!
    Mas o que mais me chamou atenção para o livro foi o circo. Deve ser bem interessante acompanhar uma estória assim, então espero poder ler ele logo (oq acho que não vai acontecer)!
    Abraço! ;)

    http://www.livreiromaluco.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Máh!
    Também não vejo problema com detalhes, quando eles são essenciais para a história. Por exemplo, tem gente que odeia os detalhes nos livros do Tolkien, particularmente eu adoro, acho que sem eles não seria a mesma coisa.
    Tenho uma forte impressão de que vou amar O Circo da Noite. O ar de mistério, de encantamento, passado pelo livro me fascina enormemente.
    Muito boa a resenha!
    Beijão!

    ResponderExcluir

Oi, pessoal! Obrigado por comentar e dividir suas opinioẽs, só tomem cuidado com comentários ofensivos.