Quote da Semana

"Se você vai tentar, vá até o fim.
Caso contrário, nem comece."

- Charles Bukowski.

Resenha: A esperança ( Jogos vorazes # 3) por Suzanne Collins.

Você pode ler a resenha de Em chamas aqui.

Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução.A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo.
O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?



Antes de começar uma das resenhas mais difíceis que já fiz, quero pedir para todo mundo que não conhece a série que leia. Sério, se você gosta de ler e não conhece Jogos vorazes, você está perdendo muito! Então corre e compra, pega emprestado...sei lá, só não deixe de ler. É uma série inesquecível.

Atenção: Essa resenha pode conter spoilers dos livros anteriores.

Antes de comçar o livro eu me perguntava: A Katniss no final fica com Peeta ou Gale? O final vai ser triste ou feliz? Eles vão conseguir ou não derotar a Capital? Mal eu sabia que tudo ia ser bem mais complicado e brutal.

Katniss consegue escapar do Massacre Quartenário , enquanto Peeta é levado como prisionerio pela Capital. O distrito 12 é massacrado e a maioria das pessoas morre, os que sobram vão se abrigar no distrito 13 -  ele sobreviveu, e agora as pessoas vivem no subsolo.

A esperança começa com Katniss no distrito 12, vendo o que restou do lugar que um dia foi sua casa. A guerra começou, as pessoas estão revoltadas com a Capital, e o símbolo disso tudo é Katniss. O distrito 13 quer quer ela aceite ser o Tordo, mas isso significa arriscar novamente a segurança de sua familia.

" Como posso ajudar os distritos se todas as vezes que me movo o resultado é sofrimento e perdas de vidas?" pág.19

Peeta aparece algumas vezes em pronunciamentos da Capital, da primeira vez ele parece estar saudavel e bem, o Peeta de sempre. Já na segunda vez ele está maltratado, com dificuldades para falar.. e não parece ser o mesmo de sempre. Katniss tenta esquecer Peeta, mas sabe que isso é impossível, ela precisa salvá-lo, deve isso a ele.

Os livros dessa série tem o poder de me deixar chocada. Nunca acontece nada que eu imagino. No livro passado fiquei muito chocada com a morte de Cinna, jamais imaginava que isso aconteceria. E nesse livro não foi nada diferente. Eu imaginei umas 100 possibilidades para o final dessa história e nem cheguei perto de adivinhar.

A frieza da Capital, as coisas que aconteceram com Peeta, a vontade de libertade das pessoas, as reviravoltas... tudo foi surpreendente.

O livro é realista, não é um conto de fadas. Os personagens estão todos marcados pela guerra, tanto pscicologicamente como fisicamente. Os sentimentos são intensos, e quando você acaba o livro a história fica na sua cabeça por dias e dias. Você sente a raiva, o medo,o sofrimento, a violência e a sede de libertade.

A autora é excelente! Cenas bem descritas e final que superou todas as minhas expectativas. Achei que esse livro consiguiu ser mais violento que todos os outros - e conseguiu me surpreender mais também. Espero que a Suzanne continue escrevendo livros tão bons quando esses.

Eu ri, chorei e me emocionei muito.Quando acabei de ler  A esperança senti vontade de ler a série toda denovo. E olha que é muito raro eu ler algum livro mais de uma vez.

Todos os personagens são inesquecíveis. Katiniss, Peeta, Gale, Prim, Cinna ,Haymitch, Finnick , Rue ... todos são especiais. Mas Katniss e Peeta entraram para a lista de melhores personagens - e estão bem no topo da lista.

A história mostra que não importa o que aconteça, a vida continua.

Já estou com saudades dos livros. Espero que eles consigam fazer um filme que chegue pelo menos próximo a qualidade indescritível dos livros.

Se prepare para ler e ficar em estado de choque.

"  O presidente Swon diz que está nos enviando uma mensagem? Bom, tenho uma para ele. Você pode nos torturar e nos bombardear e queimar nossos distritos até que eles virem cinzas, mas está vendo isso daqui?... Está pegando fogo! Se nós queimarmos, você queimará conosco!" pág.118

"...- Devo tê-la amado muito.
   - Você me amou, sim.
   - E você me amou?" pág249.

" Não tenho mais nenhum compromisso com aqueles monstros chamados seres humanos. Eu mesma me desprezo por fazer parte deles." pág.405

4 comentários

  1. Já vi muitas opiniões de pessoas que não gostaram do final da trilogia (meu namorado é um deles) e acabei ficando feliz ao saber que você também gostou, assim como eu.
    Achei que não ficou aquela coisa "foram felizes para sempre", mesmo com o final lindo que a Suzanne criou pro Peeta com a Katniss.
    Estou apaixonada pela trilogia.
    E aconselho para leitura a trilogia Maze Runner (Correr ou Morrer é o primeiro livro). Se você gosta de JV, vai AMAR MR.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ainda não conhece esse livro, mais gostei do post e vou procurar saber mais da trilogia.
    Gostei bastante das suas dicas de livro e estou te seguindo.

    Me visita também.
    http://donabadulack.blogspot.com

    Te vejo lá.
    Kisses
    Thaty
    Dona Badulack

    ResponderExcluir
  3. oi Mah

    td bem?

    lindo seu blog :)

    eu não curto muito livros em série,mas de uns tempos p cá eles andam fazendo a cabeça do pessoal mais novo né

    seguindo seu blog tb

    bjs

    estilorosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu sou apaixonada por essa série, apesar de não ter gostado muito, só do final.
    Pelo que você escreveu nessa resenha parece que tá perfeito e me deixou mais curiosa ainda para ler ele, preciso agora mesmo do livro ahuahuaa.

    Bjsss
    www.frozenlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir

Oi, pessoal! Obrigado por comentar e dividir suas opinioẽs, só tomem cuidado com comentários ofensivos.