Quote da Semana

"Se você vai tentar, vá até o fim.
Caso contrário, nem comece."

- Charles Bukowski.

Resenha: Os elefantes não esquecem por Agatha Christie

 Leia também: Assassinato na casa do pastor.

 Embora já tenha lido uma dezena de livros da Agatha Christie, só havia resenhado um livro da autora até então. Não sei, é difícil falar sobre livros policiais, tenho um certo receio de entregar o mistério. Mas quando vi essas edições lindas da Nova Fronteira, resolvi que deveria começar a falar um pouco mais sobre a autora.
 
  Conhecida como a Rainha do Crime, Agatha Christie escreveu mais de 80 livros. Todos surpreeendentes.
   
  Os elefantes não esquecem, é um mistério do detetive belga Hercule Poirot - embora também adore Miss Marple, ele é meu preferido. Ele é chamado por sua amiga Ariadne Oliver, uma escritora de romances policiais, para ajudá-la com um mistério.


 Em um almoço para homenagear escritores, Ariadne é surpreendida por uma senhora muito abelhuda, chamada Burton-Cox. Ela aborda Ariadne para saber sobre sua afilhada, Celia. A escritora, que possui muitos afilhados, demora a se lembrar de Celia. No entanto, logo que a mulher fala o motivo da conversa, Ariadne se lembra.
 Burton-Cox quer saber sobre os pais de Celia, que cometeram duplo suicídio anos atrás. Mais especificamente, a senhora quer saber se o homem matou a mulher,  e depois se matou, ou vice-versa. Burton-Cox justifica sua curiosidade dizendo que está preocupada, pois seu filho, Desmond, está noivo de Celia.

  Espantada com a pergunta e com o assunto que veio a tona, Ariadne procura Poirot, seu velho amigo. Juntos, eles irão se empenhar nessa história, e descobrir que, na verdade, ela é muito mais complexa e complicada que aparenta.

  Por ser um acontecimento de muitos anos, descobrir os verdadeiros fatos pode ser complicados. Embora existam muitos "elefantes" com ótimas memórias, eles confundem fatos com boatos e possibilidades, dificultando a chegada a solução.

  É sempre divertidíssimo acompanhar o desenrolar dos romances da Agatha Christie. É um bom exercício tentar solucionar o mistério, antes que a solução seja apresentada. Nesse livro, obtive êxito nesse quesito - palmas para mim!

  Na verdade, não achei tão complicada a solução dessa história - embora, como sempre, tenha peças estranhas que ajudem no desenrolar. Não me deixou chocada como "Assassinato no Expresso do Oriente" sempre me deixa.

  Um mistério sobre amor, traição, loucura, segredos e perucas. 

  Um excelente livro. Aliás, se você ainda não leu nada dessa autora incrível, saia daqui e vá ler - por minha conta. :D
 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Oi, pessoal! Obrigado por comentar e dividir suas opinioẽs, só tomem cuidado com comentários ofensivos.