Quote da Semana

"Se você vai tentar, vá até o fim.
Caso contrário, nem comece."

- Charles Bukowski.

Resenha: Vinte garotos no verão por Sarah Ockler

 " Não se mova, Anna Reiley. Neste instante, tudo é perfeito." pág. 285

Quando alguém que você ama morre, as pessoas perguntam como você está, mas não querem saber de verdade. Elas buscam a afirmação de que você está bem, de que você aprecia a preocupação delas, de que a vida continua. Em segredo, elas se perguntam quando a obrigação de perguntar terminará (depois de três meses, por sinal. Escrito ou não escrito, é esse o tempo que as pessoas levam para esquecer algo que você jamais esquecerá). As pessoas não querem saber que você jamais comerá bolo de aniversário de novo porque não quer apagar o sabor mágico de cobertura nos lábios beijados por ele. Que você acorda todos os dias se perguntando por que você está viva e ele não. Que na primeira tarde de suas férias de verdade você se senta diante do mar, o rosto quente sob o sol, desejando que ele lhe dê um sinal de que está tudo bem.

Um livro para refletir sobre a efemeridade de tudo.

Estava interessada em ler esse livro desde seu lançamentos nos EUA. Na época, cheguei a ler algumas resenhas a respeito dele. Eram só elogios. Isso, somado ao fato de que achei essa capa belíssima desde o primeiro instante, manteve minha curiosidade viva até que a Novo Conceito lançasse essa obra no Brasil.

Frankie, Anna e Matt são um trio inseparável - o que não é para menos, já que eles cresceram juntos. Frankie e Matt são irmãos, mais isso não faz com eles considerem menos Anna. Ela, na verdade, é também como uma irmã para os dois. Até mesmo as famílias estão acostumadas a essa amizade incrível que os rodeia.

Conforme eles vão crescendo, Anna começa a nutrir um amor romântico pelo maravilhoso Matt. Contudo, ela não consegue revelar isso a ninguém, pois tem medo que esse fato acabe com a amizade dos três.

Durante a festa de 15 anos de Anna, os fatos mudam. Matt finalmente realiza seu desejo e a beija. A partir daí, os dois irão desenvolver um romance escondido de todos - porque as consequência da novidade não é mais um receio somente de Anna. Entretanto, o segredo não irá durar muito tempo, já que Matt pretende contar tudo para Frankie na viagem de sua família para a Califórnia.

Os dois vivem um mês de romance as escondidas. Nesse ponto, a vida resolve interferir nos planos dos dois. Os três adolescentes sofrem um acidente de carro e Matt falece.

"Reproduzi os eventos daquele dia centenas de vezes, procurando dicas.
Um fim alternativo. Um efeito borboleta.
Se Frankie e eu não tivéssemos tomado sorvete naquele dia estúpido,
ele ainda estaria vivo.
Se eu não tivesse atiçado seu coração, beijando-o todas as noites desde meu aniversário, ele ainda estaria vivo.
Se eu não tivesse nascido, ele ainda estaria vivo.
Se tivesse encontrado a borboleta que bateu as asas antes de entrarmos no carro naquele dia, eu a esmagaria." (pág. 90)

Com a morte de Matt, Anna vai guardar o relacionamento dos dois em segredo. Agora, um ano depois do ocorrido, Anna - que ainda está em pedaços - irá junto com Frankie passar um mês de férias na California.

As duas amigas resolvem fazer uma aposta: elas vão conquistar 20 garotos nesse verão. Mas, algumas revelações - e dois garotos muito especiais - podem atrapalhar esse plano.

Vinte garotos no verão é um livro sobre muitas coisas. Mas, o processo sofrido de como lidar com a perda de alguém que amamos, se sobressaí.

No geral, gostei muito da obra. A narrativa é tocante e delicada, o livro possuí trechos marcados por sensibilidade e trata assuntos complicados de forma realista. No entanto, em alguns pontos, fiquei irritada com as personagens principais. E, bem, talvez tenha sido nesse ponto que o livro tenha perdido suas 5 estrelas para mim. Entendo que imaturidade também é um fator do realismo, mas me encomodou em alguns momentos.

Mesmo com algumas ressalvas, é um excelente livro dentro de seu genêro.

Ah! E fiquei muito feliz por descobrir, ao longo da leitura, que a capa não é apenas bonita. Ela condiz muitíssimo com a história e está dotada de significados. Mais um ponto positivo.

Esse livro foi cortesia da editora Novo Conceito.

Você pode comparar preços aqui.

Um comentário

  1. tbm fiquei muito curiosa qdo vi a capa do livro,mas pelo titulo achei que a historia seria diferente.mas que bom saber q é um livro assim tao bacana!!! obrigada pela resenha,é simples e direta e me deixou com mais vontade de ler o livro!!!!!

    ResponderExcluir

Oi, pessoal! Obrigado por comentar e dividir suas opinioẽs, só tomem cuidado com comentários ofensivos.