Quote da Semana

"Se você vai tentar, vá até o fim.
Caso contrário, nem comece."

- Charles Bukowski.

Resenha: Meu amor, Meu bem, Meu querido por Deb Caletti.

 Leia também a resenha de Um lugar para ficar, da mesma autora.

" Por que o que é o amor senão o mar? Você pode brincar nele ou se afogar nele. Certamente é luminoso, tanto que pode machucar seus olhos e até mesmo combri-los de sal e areia. Pode esconder-se numa curva de estrada e então, de repente, resplandecer de glória. Ele vem em ondas como a respiração, para dentro e para fora, para dentro e para fora, o corpo tenso para todas as possibilidades e, ainda assim, o cerne dele se esconde, não é completamente conhecido, inconcebivelmente majestoso." pág. 220

É verão no nordeste da cidade de Nine Mile Falls e Ruby McQueen, de 16 anos, comumente conhecida como A Garota Calada, está saindo com o maravilhoso, rico e louco por emoções Travis Becker. No entanto, Ruby está num beco sem saída e percebe que se arrisca cada vez mais quando está com Travis. Em um esforço para manter Ruby ocupada, sua mãe, Ann, a arrasta para o clube de leitura semanal que ela comanda. Quando descobrem que uma das criadoras do clube é a protagonista de uma trágica história de amor que estão lendo, Ann e Ruby planejam um encontro dos amantes de longa data. Contudo, para Ruby essa missão acaba sendo muito mais do que apenas uma viagem...

Sendo sincera, fui fisgada pela capa. Ela se tornou uma das minhas preferidas da editora Novo Conceito. Com jeitinho de leitura leve, rápida e divertida, resolvi me arriscar. No final, a história foi bem diferente daquilo que eu imaginava que seria.

Olhando a capa, e lendo o início da história, achei que se trataria de um romance adolescente - aquele estilo comédia romântica - bem colegial. Na verdade, não se trata bem disso.

Ruby tem uma vida muito tranquila e normal. Tem pais divorciados, mora com seu irmão, sua mãe, Ann, e um cachorro "destruidor". Seu ano escolar começa sem grandes surpresas, até que, voltando da escola ela decide mudar seu trajeto usual e passa em frente a casa de Travis Becker. 

Por curiosidade, ela aproveita que os portões estão abertos, e invade o jardim da casa. Nos minutos em que está olhando a chique residência dos Becker Travis aparece. Ruby entra em pânico e logo pensa em sair correndo. No entanto, Travis não parece se importar com sua pequena "invasão". Pelo contrário, ele acaba convidando-a para um passeio de moto. Ruby, não resiste e aceita. Assim o relacionamento dos dois começa.

Sim, as coisas são rápidas e intensas entre os dois. Travis é fanático por perigo e adrenalina, dois elementos que nunca fizeram parte da vida calma de Ruby. Todo esses riscos e perigos, que ela sabe que irá correr enquanto está junto com ele, a deixam com medo e ao mesmo tempo ansiosa e curiosa. A cada vez que eles se encontram ela perde mais o controle. O relacionamento deles se torna dominador na vida de Ruby. Travis é a aventura que ela sempre quis ter. 

Ruby se encrenca muito por causa de Travis, e gradativamente as coisas vão ficando piores. Quando sua mãe, Ann, percebe o que está acontecendo, convida Ruby para participar de seu clube de leitura as "Rainhas Caçarolas". E assim, finalmente, a parte boa do livro começa. 

Os capítulos das reuniões do clube são, sem dúvidas, os melhores e mais engraçados. Com exceção a Ruby e Ann os outros membros são todos idosos. As brigas, fofocas e discuções deles são ilárias.

" Eis o que Peach, uma das Rainhas Caçarolas, diz sobre os homens, as mulheres e o amor: sabe aquela cena de Romeu e Julieta em que ele está debaixo da sacada olhando para ela? Um dos momentos mais românticos da história da literatura? Peach diz que de jeito nenhum Romeu iria confessar sua devoção por Julieta. A verdade é que Romeu estava apenas tentando olhar a calcinha dela." pág. 26


" - Você devia ver minha tatuagem de borboleta que fiz no traseiro há anos. Agora está na parte de trás da coxa - disse Peach - Como se tivesse voado." pág.102

Durante a leitura de uma obra famosa, os integrantes do clube descobrem que uma das Rainhas Caçarolas, agora já bem debilitada por causa de um derrame, foi uma das amantes desse autor. Eles estão decidem que vão fazer com que os dois se reencontrem. Eles montam um plano para tirá-la do asilo e fazer uma longa viagem até a casa de seu amante.

É uma leitura despretensiosa, para se distrair e se divertir. É bem mais voltada para o público adolescente que a obra anterior da autora, Um lugar para ficar.

O livro tem alguns pontos francos. O relacionamento de Ruby com Travis acontece com uma velocidade irreal. Os dois nem bem se conheciam, e depois do primeiro comprimento já estão juntos. Depois de umas 60 páginas as aventuras dos dois começam a cansar um pouco, e a Ruby vai perdendo cada vez mais sua identidade. 
Agora, quando o clube de leitura aparece, as coisas ficam boas. É o melhor da obra. Apesar de algumas coisas também acontecerem rápido demais nessa parte, ela é bem gostosa de ler e acompanhar.

Apesar de Meu amor, Meu bem, Meu querido e Um lugar para ficar sejam narrativas voltadas para públicos diferentes eles possuem algumas semelhanças. Os dois abordam esses relacionamentos perigosos, que prendem e fazem mal. Obviamente, abordados em graus e situações diferentes. Mas é um tema que a autora gosta.

Outro ponto bem forte é a escrita da Deb Caletti. Ela tem uma narrativa muito boa, que flui muito bem. É um fator que torna a leitura bem mais prazerosa.

Uma boa aventura para se distrair, entreter, e descansar a cabeça. Existem algumas ressalvas, mas mesmo assim recomendo.

Onde comprar o livro? Compare preços aqui.

Assista ao book trailer:

 Comentou nessa resenha? Preencha o formulário!
a Rafflecopter giveaway

Nenhum comentário

Postar um comentário

Oi, pessoal! Obrigado por comentar e dividir suas opinioẽs, só tomem cuidado com comentários ofensivos.