Quote da Semana

"Se você vai tentar, vá até o fim.
Caso contrário, nem comece."

- Charles Bukowski.

Os 12 melhores livros de 2012.

Olá leitores! Espero que todos tenham passado boas festas de fim de ano. Essa lista foi bem difícil de fazer, mas, está aí. Não há ordem de preferência. Eles foram colocados nessa ordem ao acaso.


Foi a primeira resenha de 2012. A sombra do vento está nessa lista para ilustrar todos os livros do Zafón. Ao longo de 2012 eu li todos os livros, lançados no Brasil, do autor. Foi minha primeira e minha última leitura de 2012. E posso garantir, é um dos melhores escritores da atualidade. Se você ainda não leu nada dele, por favor vá atrás.
Resenha de: A sombra do vento, Marina e O prisioneiro do céu.
Uma das descobertas do ano. Esse livro é a perfeição. Eu ri e chorei com ele - muitas vezes na mesma página! Ao longo da leitura, ficava olhando o número de páginas que faltavam para acabar o livro, porque eu não queria que acabasse. Tentei ler ele bem devagar, mas foi impossível. Leia e se apaixone por Hazel e Gus
Leia a resenha de: A culpa é das estrelas
O livro mais tocante do ano. O modo como o autor narra a história é... incrível. Impossível não chorar. É um livro marcante, daqueles que mesmo depois de 10 anos, você ainda vai se lembrar.
Leia a resenha de: Extremamente alto e incrivelmente perto.
O melhor livro nacional do ano. Um livro para se lembrar que a gente tem bons autores por aqui também. É lindo - desde o título até a última linha.
É mágico. Simplesmente. A história, o desfecho, a narrativa. Você consegue até sentir o cheiro das comidas do circo. Fantástico.
Leia a resenha de: O circo da noite.
Você quase não consegue respirar durante essa leitura. Os dois primeiros livros da série já foram muito bons, mas esse... excepcional! 
Leia a resenha de:  Cidade de vidro.
Uma das leituras mais gostosas de 2012. Os diálogos mais engraçados e inteligentes, sem dúvida. Você lê em menos de 2 horas e fica louco pelo próximo livro. Acredito que é praticamente impossível não amar esse livro e sair marcando um milhão de quotes.
Leia a resenha de: @mor.
Não esperava que Fome fosse tão melhor que Gone. Mas foi. É um livro cruel, então se você não gosta muito de leituras assim - cheias de violência - talvez não seja uma boa indicação para você. Foi o melhor distópico do ano.
Leia a resenha de: Fome.
Foi amor a primeira vista - e a primeira olhada de sinopse. Fiquei apaixonada com todo esse clima de achar uma câmera perdida com algumas fotos. E, tenho que admitir, me identifiquei com o personagem principal. Sem dúvidas um dos melhores livros narrados por personagem masculino.
Leia a resenha de: Charlotte Street.

O fofíssimo, e mega esperado, Lola e o garoto da casa ao lado. Todos nós precisamos daquela leitura leve, divertida, com um romance que garante alguns suspiros. E Lola é isso.
Leia a resenha de: Lola e o garoto da casa ao lado.
Entrou para a lista de um dos melhores suspenses/policiais de todos os tempos. Além de ter toda uma trama muito boa, o assunto abortado - crianças psicóticas - também é muito interessante. É uma leitura que prende. Impossível largar pela metade.
Leia a resenha de: Viva para contar.
  Os homens que não amavam as mulheres é o primeiro volume da famosa trilogia Millenium. Além da história toda ser muito boa, a trilogia tem uma das personagens mais curiosas da literatura policial: Lisbeth Salander. Sério, você precisa conhecer esse gênio. O segundo livro também é excelente. Escolhi o primeiro, assim como no caso Zafón, somente de modo ilustrativo.


2012 foi um ano de muitos livros maravilhosos. Essa lista foi difícil de se fazer, eu poderia falar de tantos outros livros... Mas esses 12, cada um a seu modo, são incríveis. 

Se você conhece algum, deixe um comentário dizendo se também gostou. 

Para você, quais foram os melhores livros de 2012?



3 comentários

  1. Adorei sua retrospectiva, ainda mais quando vários livros que são futuras leituras estão presentes, me dando ainda mais vontade de lê-los! O circo da noite me dei de presente no meu aniversário e depois de ler seu comentário sobre ele não vejo a hora de lê-lo. Lola e o garoto da casa ao lado parece ser ótimo, e talvez uma ótima primeira leitura do trabalho da autora! A culpa é das estrelas é realmente perfeito e altamente depressivo! Me apaixonei pela escrita do Green *-* E a sombra do vento eu ganhei agora no fim do ano e depois de ler o que falou sobre o autor vou pegá-lo para ler!
    Adorei sua retrospectiva

    Beijos
    Pollyanna - Entre Livros e Personagens
    entrelivrosepersonagens.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios, tenho que concordar, deveria ser nomeado o melhor livro nacional do ano !

    ResponderExcluir
  3. Muitos em sua lista eu não conhecia, já vou adiciona-los a minha listinha no skoob. Principalmente este nacional.
    Gostei muito de conhecer outros e saber que foram tão bem nomeados. Fiquei surpresa com @mor esta na lista, eu ainda não o li - mais tenho - e vi a resenha de outra blogueira que não gostou tanto assim. Vou dar um crédito a ele por você kk
    Feliz ano novo e sucesso ao blog...
    mais uma coisa, tem um meme no meu blog para você
    beijos
    http://leituradeouro.blogspot.com.br/2013/01/selo-e-meme-02.html

    ResponderExcluir

Oi, pessoal! Obrigado por comentar e dividir suas opinioẽs, só tomem cuidado com comentários ofensivos.