Quote da Semana

"Se você vai tentar, vá até o fim.
Caso contrário, nem comece."

- Charles Bukowski.

Resenha: Tony e Susan por Austin Wright.

 " Um romance sobre as histórias que contamos para os outros e as histórias que contamos para nós mesmos. Um livro surpreendente." - The Guardian.

Há vinte e cinco anos, Susan Morrow deixou Edward Sheffield, seu primeiro marido. Certo dia, instalada confortavelmente na casa em que mora com os filhos e o segundo marido, ela recebe, pelo correio, um embrulho que contém o manuscrito do primeiro romance de Edward. Ele lhe pede que leia seu livro - Susan sempre foi sua melhor crítica, justifica. Ao iniciar a leitura, Susan é arrastada para dentro da vida do personagem Tony Hastings, um professor de matemática que leva a família de carro para a casa de veraneio no Maine. Quando a vida comum e civilizada dos Hastings é desviada de seu curso de forma violenta e desastrosa, Susan se vê às voltas com seu passado, obrigada a encarar a própria escuridão e a dar um nome para o medo que corrói seu futuro e que vai mudar sua vida.

Esse livro sempre me intrigou. A simplicidade da capa e o número pequeno de resenhas, me atraíam. Não consigo entender porque ele não foi tão divulgado, porque tão poucas pessoas leram.

A história foi bem diferente do que eu imaginava. E na hora de explicar, espero que não fique confuso. Na verdade, o livro contém duas histórias. A de Susan, que lê o livro de seu ex-marido, Edward, e a de Tony que é o principal personagem do livro que ela está lendo.

Achei isso bem interessante porque nós lemos o livro de Edward junto com Susan. E ainda temos as impressoẽs dela sobre cada capítulo. Conseguimos acompanhar as mudanças e reflexões que o livro de Edward vai despertando em Susan.

Para quem gosta de ler é muito legal poder acompanhar um leitora fazendo suas reflexões sobre o livro que está lendo. Todos nós, leitores, somos como Susan. Lendo a noite no sofá, as vezes incrédulos com o que acabamos de ler. Refletindo sobre as coisas que aconteceram naquelas últimas páginas de algum capítulo antes de começar outro. Tendo raiva de personagens, se emocionando... Simplesmente faz parte da nossa realidade.

A história contada no livro de Edward, o Animais noturnos, também é boa. Acompanhamos Tony Hastings, professor de matemática, e sua família em uma viajem de carro para sua casa de veraneio. E nessa viajem a vida da família vai mudar completamente, de forma bem violenta.

Apesar de sentir raiva de Tony em alguns momentos, gostei da história. Principalmente do modo como o Animais noturnos acaba. Realmente aquela possibilidade não havia passado pela minha cabeça.

A história de Susan também me deixava curiosa. Queria saber como ela tinha conhecido Edward, o que levou o relacionamento dos dois ao fim, se ela teria alguma relação com o livro que ele escreveu.

É um livro que mostra como uma leitura pode mudar alguém. Como pode trazer inúmeros questionamentos, até sobre a vida do leitor. Como pode marcar e mudar alguém. Também é um livro sobre escolhas, casamento e vingança.

Não sei em que genero colocar esse livro. Romance? Thriller? Suspense? Sei que ele é diferente de tudo que li. Sei também que não é um livro que todos vão gostar. Mas acredito, que vale a tentativa.

Onde comprar o livro? Submarino/ Extra/ Fnac.

Quotes!

" De noite, Susan lê; prefere isso a ver televisão. Lê a fim de afastar seus pensamentos de si mesma." pág.8

" Nenhum problema é temporário antes que tenha terminado. Todos os problemas são potencialmente permanentes." pág.58

" Há 25 anos, ela ejetou de sua vida o ego de Edward, canhestro e tosco. E como ele trabalha de forma sutil agora, absorvendo o ego dela mesma, convertendo o ego dela no ego dele." pág.252

" O livro termina. Susan o viu encolher diante de seus olhos, afundar ao longo do capítulo final, página, parágrafo, palavra. Nada permanece e o livro morre. Agora ela está livre para reler alguns trechos, mas o livro está morto e nunca mais será o mesmo. Em seu lugar, zunindo no espaço vazio que ele deixou, uma rajada de vento semelhante à libertação. Vida real, de volta para dominá-la." pág.318

2 comentários

  1. Oie flor =)
    confesso que até então não conhecia ou li algo a respeito desse livro, mas pela tua resenha eu gostai, já vou adicionar no meu skoob e quero ter oportunidade de estar lendo em breve.

    Beliscões carinhosos da Máh-
    Felicidades nos Livros
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!:D
    Sua resenha foi a primeira que li sobre o livro.
    Realmente ele não foi muito comentado.Pra ser sincera,acho que vale a pena lê-lo,para poder tirar as minhas próprias conclusões.
    Bjos

    ResponderExcluir

Oi, pessoal! Obrigado por comentar e dividir suas opinioẽs, só tomem cuidado com comentários ofensivos.