Quote da Semana

"Se você vai tentar, vá até o fim.
Caso contrário, nem comece."

- Charles Bukowski.

Livro X Filme (versão hollywoodiana): Os homens que não amavam as mulheres.

Mil desculpas por não ter postado nada desde domingo. Fiquei sem internet - e com isso a beira da loucura. Espero que isso não venha a acontecer novamente.

Nessa postagem vou comparar o filme, Os homens que não amavam as mulheres, com o livro. Como o próprio título diz, estou comprando o livro com a adaptação de Hollywood. Não tive oportunidade de assistir a versão sueca, mais assim que conferir faço uma comparação da sueca com o livro.

A trilogia Millennium é bem famosa. Obviamente, ficou mais famosa ainda com o lançamento da nova versão do filme. Um coisa comum.
Na verdade, Stieg Larsson não queria escrever uma trilogia, queria criar um série. Parece que seriam dez livros. Infelizmente, ele morreu quando o terceiro livro só precisava de alguns ajustes. Portanto, fizeram alguns ajustes para que fechasse em uma trilogia. Eu só li os dois primeiros livros e confesso que estou com medo de ler o último. É que queria os dez livros e não só três.

O livro.
Muitas pessoas acham as primeiras 100 páginas do livro um pouco entediante. Para mim, que estava curiosíssima para ler e muito empolgada, não foi entediante. Mas tenho que concordar que lá pelos meados da página 100 o livro fica mais difícil de largar e mais eletrizante.
Gostei muito dos personagens, que são muito bem construídos. Mas minha preferida foi a Lisbeth. Ela é uma personagem diferente das que costumo encontrar. Adoro seu sarcasmo, acho muito interessante seu senso de certo e errado e sua genialidade, que é sempre subestimada.
O mistério do livro todo é muito bom. Não esperava o final. E desconfiei de todos os personagens durante a narrativa. Acho a narrativa de Stieg Larsson excelente. As descrições, suas cenas de ação e violência, o modo como ele vai a fundo na história de cada personagem e como nos enlouquece por ser tão misterioso a respeito de Lisbeth.
Enfim, foi uma leitura ótima. Posso garantir que melhora ainda mais no segundo livro - A menina que brincava com fogo. Recomendo.
Para saber qual é a história do livro e minhas opiniões um pouco mais detalhadas, leia a resenha (aqui).

O filme.

Quando assisti ao filme já tinha acabado de ler o segundo volume da trilogia. O filme já havia sido lançado quando acabei de ler o primeiro livro, mas como estava com medo de me decepcionar resolvi esperar.
O primeiro choque que tive foram com os atores escolhidos para fazer o filme. Talvez, a atriz escolhida para fazer a Lisbeth fosse até um pouco parecida com a Lisbeth que eu construí durante a leitura. Mas acho que era só no cabelo, na maquiagem e nas tatuagens.
Antes de ler o livro eu tinha evitado as imagens do filme, para que eu já não tivesse uma imagem pré-fabricada dos personagens durante a leitura. Não gosto disso.
Superei o fato dos personagens não serem nem de longe o que eu tinha imaginado e continuei assistindo. O filme ia bem, estava fiel a história e, apesar de não ser tão hipnótico quanto o livro, não estava ruim. Afinal, com uma história boa dessas não se pode estragar muitas coisas.














Estava feliz com o fato de estar sendo fiel ao livro, até que... Me aparece uma cena que é um spoiler gigante do segundo livro! Sorte minha não ter visto antes. Fiquei muito revoltada. Para começar que ter aquela cena ou não ter não mudaria absolutamente nada. A cena não explica nada que está faltando, não ajuda a solucionar nada... só estraga o grande mistério do segundo livro. Palmas para Hollywood!
" Ai! Mais a cena que aparece no filme é a primeira cena do segundo livro. Não vai atrapalhar tanto assim...". Errado. Do jeito que a cena foi colocada, se você não for uma pessoa muito desligada, logo no começo do segundo livro você já vai conseguir adivinhar o final. Explicando melhor, a cena realmente aparece no início de A menina que brincava com fogo - e isso não é um spoiler já que eu não estou contando o que acontece na cena - mais de um modo que só te deixa curioso e obviamente não te conta a chave do mistério, ao contrário do filme que... Consegue fazer se tornar um spoiler.
Se eles tivessem colocado a cena do jeito que estava no segundo livro, não teria sido um spoiler. Se bem, que o certo era NÃO COLOCAR A CENA! Simples assim. Então se você tem intenção de ler a trilogia, leia o segundo livro antes de ver essa adaptação para o cinema.

Livro X Filme.

Livro. Primeiramente e obviamente o livro é mais detalhista. E não sei se é porque eu já conhecia a história quando vi o filme, mais o livro me deixou mais angustiada e tensa. E claro, eu detesto spoilers. Acho uma coisa desnecessária e horrível. Fiquei bem chateada com isso no filme.

Em breve faço o Livro X Filme com a versão sueca! Aguardem.

Alguém aí já leu? Vi alguma das duas versões para o cinema?

Comentou nesse post? Preencha o formulário!
a Rafflecopter giveaway

7 comentários

  1. Eu já vi o filme e gostei! mas o livro nunca!
    bom, acredito que seja melhor o livro!

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li o livro e não tenho opinião sobre. Mas li alguns comentários positivos.
    Ofilme também ñ assisti ainda.

    ResponderExcluir
  3. Bem, eu tenho o livro, mas não li ainda (o tamanho me assusta), já vi o filme na versão sueca e gostei demais, vou ver na versão hollywoodiana em breve.

    Vanessa - Blog do Balaio

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li nem vi o filme, acredita? Mas pretendo ler para poder assistir os dois filmes.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Li a trilogia e assisti acho que o terceiro filme, sei lá.Como não gosto de filmes nem prestei mta atenção. Mas gente, essa é minha trilogia preferida, impossivel largar,depois que vc começa ler,ameiiiiiiiiiiiiiiiiii....Bjkssss

    ResponderExcluir
  6. Quero muito ler a trilogia, a cada dia fico mais ansiosa, mas estou esperando para que caia o preço. não vou ver o filme, porque tenho medo desse spoiler que você falou. mas com certeza vou ler :D

    ResponderExcluir
  7. Não vi o filme e nem vi os livros! Mas ouvi muito sobre a trilogia e tenho interesse!
    Ah! E graças ao seu post não vou cometer o erro de ver o filme antes! Que venham os livros! ;D

    ResponderExcluir

Oi, pessoal! Obrigado por comentar e dividir suas opinioẽs, só tomem cuidado com comentários ofensivos.