Quote da Semana

"Se você vai tentar, vá até o fim.
Caso contrário, nem comece."

- Charles Bukowski.

Resenha: O sonho de Eva por Chico Anes.

Dra Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme. Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem. Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio.

Fiquei tão orgulhosa com esse livro.É que o autor é brasileiro - mais precisamente mineiro. O livro me surpreendeu tanto. Sabe aquela coisa de: " é obra de uma brasileiro!". Me senti orgulhosa.

Esquecendo os meus devaneios, vamos ao livro.

No livro conhecemos Eva, uma excelente cientista,  quetrabalha com sonhos lúcidos - teoria de que uma pessoa pode acordar dentro de seu sonho e controlá-lo. Eva estava na Europa, defendendo sua teoria quando recebe a notícia de que sua irmã, Anna, caiu do 20º andar de seu prédio.

Ela volta as pressas para o Brasil, para saber o que aconteceu com sua irmã e cuidar de seu filho, Joachim, que tinha ficado sob os cuidados de Anna. Quando chega descobre que Joachim - que é autista -  desapareceu naquela noite, sem deixar vestígios.

Logo após o enterro de sua irmã Eva é convidada para trabalhar na empresa que sua irmã trabalhava, a Yume - um empresa de vídeo games. A empresa está trabalhando na produção do DreamGame um jogo onde o jogador consegue jogar enquanto sonha. Eva sabe que o projeto é muito perigoso. Mas desconfia que a Yume tem alguma coisa a ver com o sumiço do seu filho, por isso aceita o trabalho.

A história tem um tema bem diferente, original. Mostra como a gente é dependente da tecnologia. Mostra também, de um modo mais extremo, como perder a noção da realidade é perigoso.

A narrativa é excelente. Os capítulos são bem divididos, a leitura flui muito rápido. O autor consegue manter um suspense boa no livro todo. Os personagens, os lugares, a trama. São todos bem construídos. Ele consegue fechar o livro de uma forma boa também - tenho medo que tramas bem construídas acabem em livros mal amarrados. O que não foi o caso desse livro.

Chico Anes fez uma excelente estréia. Aguardo mais livros do autor.

Você pode comprar o livro aqui.

Esse livro foi cortesia da Editora Novo Conceito. 


" O que aconteceria se você dormisse,
   e em seu sono você sonhasse,
   e em seu sonho você fosse ao paraíso
   e lá colhesse uma flor,
   uma estranha e bela flor.
   E se quando você acordasse,
   você tivesse a flor em suas mãos?
   Ah! E então?" pág.247



Assista ao book trailer do livro:







9 comentários

  1. ah!!! Eu ganhei o marcador desse livro :) Gostei da postagem!
    Seguindo seu blog!!!!!!!!!!
    Convido-a para seguir:
    eternamente-princesa.blogspot.com
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha ,quero muito ler e ganhar a promoção *-*
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha ,interessante o autor ser mineiro.
    Quero muito ler e ganhar a promoção *_*
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nossa que bom que vc gostou, e é bom mesmo ver quando um livro nacional é super bem produzido, dá vontade de mostrar pra todo mundo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. parece ser bem legal, gostaria de ler um dia.

    ResponderExcluir
  6. Eu também adoro ver autores nacionais se destacando,fico orgulhosa apesar de não ter nenhuma responsabilidade sobre o sucesso deles a não ser apreciar o que eles escreveram. Já li várias resenhas positivas sobre esse livro e estou louca para ler. Gosto muito de livros de suspense especialmente de tramas bem contruídas.

    ResponderExcluir
  7. O que me chamou a atenção nesse livro, foi o kit lindo que ele tem...Amei. Achei a capa muito legal tb mas o enredo bem...li varias resenhas sobre ele e achei meio confuso, mas agora sua resenha me esclareceu bastante. Parece ser mesmo ser uma otima historia. Louca para conferir. Bjkss

    ResponderExcluir
  8. Lindo livro, capa maravilhosa , espero que a leitura seja digna !

    ResponderExcluir
  9. Livro de autor brasileiro e bom é tudo no mundo!!
    Fiquei curiosa sobre o livro, pois sou louca por livros, jogos e ficção cientifica... uahuahu

    ResponderExcluir

Oi, pessoal! Obrigado por comentar e dividir suas opinioẽs, só tomem cuidado com comentários ofensivos.